Digital technologies and the oral production development in ELT: Echoing worldwide teacher's voice

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a4

Palabras clave:

English language teaching, digital technologies, oral production development, sociocultural theory, teaching practices.

Resumen

Oral production development has been overemphasized to be one of the hardest ones, considering the multiple hindrances coming alongside its development (OSBORN et al., 2008). Similarly, there have been some initiatives from worldwide English teachers bringing contextually meaningful solutions to solve such  issues (POP et al., 2011; SONG, 2009). One of them has been vowed to be digital technologies, which would work, under a sociocultural perspective, as a potential learning and mediational tool (JOHNSON, 2009). This article, thence, displays an initial research carried out with thirty English teachers coming from thirteen countries. They were given the chance to voice their experiences regarding the use of digital technologies in developing the oral production. Preliminarily results demonstrate teachers’ will to make more often the use of digital technologies in the development of the oral production of their students, albeit many of them do not seemingly have the suitable knowledge to properly apply the learning potentialities of such digital tools. The teachers also claim to have already had both positive and negative experiences while making use of these tools, revealing the need to more fitly assist these professionals with more academic and professional support contextually applied to their realities.

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Biografía del autor/a

Marlon Rio, Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS), mestre em Letras (Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL-RS), laureado em Letras-inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É estudante do curso de Pós-Graduação em Metodologia para o Ensino Superior e EAD pela Faculdade de Educação da Lapa (FAEL-USA) e de Pós-Graduação em Teologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), estudante do IV Semestre de Teologia pela UNIASSELVI e do curso de MBA em Coaching. É autor de livros, artigos e capítulos de livros com foco no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Integra o grupo de pesquisa "A ação colaborativa e as tarefas pedagógicas no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras", na UNISINOS, desenvolvendo pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas adicionais. Possui experiência no programa de intercâmbio internacional na China (TOP CHINA - Santander) na Universidade de Jiao Tong em Xangai, onde lecionou aulas de língua inglesa para alunos chineses de nível avançado. Possui experiência em aprendizagem de línguas adicionais além da língua inglesa e espanhola (alemão, francês, hebraico, holandês, italiano, japonês, mandarim e russo). É tradutor (Inglês-Português) oficial do grupo Coursera (em parceria com a Fundação Lemann), traduzindo cursos online de renomadas universidades com cursos de excelência e qualidade a alcance mundial. É editor e revisor das revistas Aviation in Focus pela PUCRS, Revista Bem Legal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), revisor da revista Brazilian English Language Teaching (BELT) pela PUCRS, do Brazilian Journal of Biology pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Ethical Lingua: Journal of Language Teaching and Literature, da Universitas Crokoaminoto, na Indonésia. Possui experiência em Iniciação Científica na área de Bilinguismo e Neuropsicolínguistica, em especial na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa e no uso de tecnologias em aulas de inglês em ambientes presencial e online. Foi professor de Língua Inglesa no curso PRONATEC, oferecido pelo Governo Federal, tendo também experiência em escola pública municipal por 2 anos, posteriormente sendo professor de língua inglesa por quatro anos na escola CNA Idiomas e exerceu a função de Coordenador Pedagógico e professor de língua inglesa na Academia de Inglês Washington em Charqueadas. É professor de Escola Bíblica, ministrando disciplinas na área da Teologia Prática, sistemática, e filosofia da Religião, pela 3ª Igreja Quadrangular de Charqueadas. Atualmente exerce também a função de professor de língua inglesa no Colégio Batista em Porto Alegre, participando no programa Bilíngue em parceria com a empresa Edify neste Colégio, e a de professor particular pelo seu próprio empreendimento educacional, MR Languages, no ensino de Alemão (níveis básico e intermediário), Espanhol (níveis básico e intermediário), Francês (niveis básico e intermediário), de Inglês para negócios (Business English) para gestores, gerentes, coordenadores da empresa internacional GKN Driveline, na filial de Charqueadas e da empresa JGB em São Jerônimo, e professor de Italiano (níveis básico e intermediário).

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Rio, M. (2020). Digital technologies and the oral production development in ELT: Echoing worldwide teacher’s voice. The ESPecialist, 41(5). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a4

Número

Sección

Papers