Objetos de Aprendizagem: Conteúdos Instrucionais para o contexto Informacional Contemporâneo

Autores

  • Sara Oliveira Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Palavras-chave:

objeto de aprendizagem, material instrucional, TICs, sociedade do conhecimento

Resumo

As mudanças ocorridas nas duas últimas décadas nos mais diversos campos de atividade, e mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs), estão produzindo reflexos importantes também na sistemática de ensino-aprendizagem, especialmente na produção, distribuição e consumo de materiais instrucionais. O objetivo deste trabalho é introduzir o conceito de objetos de aprendizagem (OA) como uma nova maneira multidisciplinar de pensar, produzir, distribuir e (re)utilizar materiais instrucionais em ambiente virtual. Para tanto, é apresentada uma breve revisão da literatura, focando na definição de OA, vantagens e implicações pedagógicas.

Biografia do Autor

Sara Oliveira, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Sara Oliveira holds a PhD in Applied Linguistics. She is a Professor at Brasília University (UnB) where she has been involved in teaching and research in the areas of English language and critical reading. Currently, she takes part on distance education research projects on corporate education and digital inclusion. She also co-ordinates the Telecentre of Information and Business Project – a joint project UnBMDIC (Ministry of Development, Industry and Foreign Trade). Special interests are instructional materials design, visual text, and multiliteracies.

Downloads

Como Citar

Oliveira, S. (2011). Objetos de Aprendizagem: Conteúdos Instrucionais para o contexto Informacional Contemporâneo. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6204

Edição

Seção

Artigos