A Representação do Mundo no Livro Didático de Inglês: Uma Abordagem Sócio-Discursiva
Palavras-chave:
livro didático, ensino de inglês, identidades, culturasResumo
Buscando entender como livros didáticos para o ensino de inglês representam sócio-discursivamente o mundo e os contextos culturais, este artigo analisa 12 livros de ensino de inglês de 6 séries didáticas, nos níveis iniciante e intermediário. A análise mostrou que as escolhas dos tópicos e dos contextos culturais propiciam uma visão de mundo que pode induzir os alunos a adotar determinadas identidades que são apresentadas como certas, socialmente aceitas e legitimadas nos livros. Os resultados apontam para uma visão de mundo americanizada e europeizada em 8 dos 12 livros, sendo o status e a visibilidade determinantes de sucesso, tal como na sociedade pós-moderna.Downloads
Como Citar
Tilio, R. (2011). A Representação do Mundo no Livro Didático de Inglês: Uma Abordagem Sócio-Discursiva. The Especialist, 31(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/7167
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
