Formação de professores de inglês

um olhar com lentes da Complexidade para o perfil do egresso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73737

Palabras clave:

Epistemologia da Complexidade, Auto-heteroecoformação, Docência

Resumen

O séc. XXI é marcado por crises que impactam diversos setores da sociedade, incluindo o educacional. Nesse contexto, com este artigo, temos por objetivo analisar com lentes da Complexidade o perfil do egresso dos cursos de licenciatura em Letras – Inglês, a partir das Resoluções CNE/CP Nº 2/2019 e CNE/CP Nº 4/2024, que definem como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa documental, apontando para uma integração de uma formação planetária, crítica e reflexiva. Fundamentado nas concepções de auto-heteroecoformação (Freire, 2009; Freire & Leffa, 2013) e na Epistemologia da Complexidade (Freire & Petraglia, 2023), o artigo destaca as aproximações teóricas com a nova resolução, mostrando no perfil um sujeito em constante transformação, responsável por seu aprendizado contínuo (autoformação), que valoriza a troca coletiva de saberes (heteroformação) e adapta suas práticas ao contexto educacional (ecoformação), equilibrando tradição e inovação em prol de uma educação humanizadora e conectada às demandas locais e globais.

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Fialho, V. R., Pitombeira, C. V., Costa, A. R., & Beviláqua, A. F. (2025). Formação de professores de inglês: um olhar com lentes da Complexidade para o perfil do egresso. The ESPecialist, 46(2), 70–90. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73737