TOEFL, Cultural Bias and Latin Background

Autores

  • Heitor Garcia de Carvalho
  • Maria Inês Gariglio
  • Sidney Carlos de Melo

Palavras-chave:

leitura, TOEFL, background cultural, textos técnico-científicos

Resumo

Através da análise de validade de amostra do TOEFL aplicada a graduandos brasileiros, a relação linear entre seus resultados e a leitura silenciosa de textos técnicocientíficos autênticos foi rejeitada. Assim, seu emprego como co-variada na análise estatística foi descartado e um modelo complexo de variáveis foi postulado.

Biografia do Autor

Heitor Garcia de Carvalho

Heitor Garcia de Carvalho, PhD in Educational Technology - Concordia University, Canada. Associate Professor - Research and Post Graduation Department of CEFET-MG. Main areas of interest: reading; cognition; computers and education; artificial intelligence; hypertext.

Maria Inês Gariglio

Maria Inês Gariglio, MSc. in Technology and teacher at Departamento Acadêmico de Disciplinas Gerais - CEFETMG. Main areas of interest: reading; cognition; computers and education; hypertext.

Sidney Carlos de Melo

Sidney Carlos de Melo, Industrial Engineering undergraduate - CEFET-MG, under a CNPq grant.

Downloads

Como Citar

Carvalho, H. G. de, Gariglio, M. I., & Melo, S. C. de. (2012). TOEFL, Cultural Bias and Latin Background. The Especialist, 18(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9790

Edição

Seção

Artigos