A Relação entre Acurácia e Fluência na Fala em L2: Evidências de Tarefas Comunicativas

Autores/as

  • Maria Carolina Porcino
  • Kyria Rebeca Finardi

Palabras clave:

produção oral em L2, acurácia, fluência, efeitos de compensação

Resumen

O estudo se baseia no pressuposto de que abordagens comunicativas beneficiam o desenvolvimento da fl uência em L2 mais do que da acurácia. O impacto de tarefas comunicativas na produção oral de cinco aprendizes foi analisado em relação à acurácia e à fluência da fala em L2. Duas tarefas comunicativas foram usadas para coletar dados num formato pré/pós: uma tarefa oral não focada para a fluência e outra tarefa oral focada para a acurácia. Os dados foram transcritos e analisados preponderantemente de maneira qualitativa, ainda que uma comparação entre as notas dos testes também tenha sido feita. Os resultados sugerem trocas entre a acurácia e a fluência da fala em L2.

Descargas

Cómo citar

Porcino, M. C., & Finardi, K. R. (2013). A Relação entre Acurácia e Fluência na Fala em L2: Evidências de Tarefas Comunicativas. The ESPecialist, 33(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/17479

Número

Sección

Papers