Usos da fórmula “sustentabilidade” na área da saúde: o exemplo das práticas do voluntariado em hospitais

Autores

  • Tatiana Piccardi UNIFESP/FAPESP/AHPAS, São Paulo

Palavras-chave:

Discurso. Análise do discurso. Fórmula. Sustentabilidade.

Resumo

O termo “sustentabilidade” e suas variações tornou-se o que Krieg-Planque (2011, 2010) chama de “fórmula”. Neste artigo, me proponho a (i) discutir o uso da fórmula “sustentabilidade” na área da saúde a partir da experiência de voluntários atuantes nessa área, refletindo sobre as causas e consequências de sua disseminação; e (ii) averiguar a utilidade desta noção linguístico-discursiva para a compreensão dos contextos sociais em que certos itens lexicais passam a circular como fórmula.

Biografia do Autor

Tatiana Piccardi, UNIFESP/FAPESP/AHPAS, São Paulo

Tatiana Piccardi has a doctorate in Portuguese Language from the University of São Paulo (Brazil), a post-doctorate in linguistics at the State University of Campinas (Brazil). Nowadays she is a researcher at the Federal University of São Paulo (Brazil). Her research is supported by Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Downloads

Como Citar

Piccardi, T. (2014). Usos da fórmula “sustentabilidade” na área da saúde: o exemplo das práticas do voluntariado em hospitais. The Especialist, 35(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21466

Edição

Seção

Artigos