Escrita Acadêmica: Um estudo exploratório de quadrigramas

Autores

  • Patricia P. Bértoli Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tania M. G. Shepherd Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Quadrigrama-chave, Escrita Acadêmica, Corpus de Aprendiz, Inglês como Língua Estrangeira.

Resumo

Este estudo investiga uma seleção dos quadrigramas-chave de um corpus de escrita de aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira (doravante ILE). O corpus foi compilado a partir dos trabalhos prescritos a alunos de Graduação cursando a disciplina ‘Ensaio Acadêmico’. A análise levanta a natureza dos quadrigramas em termos de frequência e examina seus entornos. Observa-se que os aprendizes utilizam, coletivamente, determinados quadrigramas em quantidades acima daquelas usadas na escrita acadêmica de nativos. Além disso, empregam os quadrigramas em cotextos inadequados.

Biografia do Autor

Patricia P. Bértoli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Patrícia Bertoli is Adjunct Professor at the English Department of the University of the State of Rio de Janeiro; PhD in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo; visiting Professor at Federal University of Minas Gerais (2012); researcher mainly in Corpus Linguistics, TEFL, academic language and discourse analysis.

Tania M. G. Shepherd, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tania Shepherd is Associate Professor of English and Linguistics at UERJ, where she holds a FAPERJ research grant. She did her PhD at Birmingham University and postdoctoral studies with Tony Berber Sardinha at PUC-SP. She has co-edited Caminhos da Linguística de Corpus, Corpus nas receitas and Linguística da Internet.

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Como Citar

Bértoli, P. P., & Shepherd, T. M. G. (2015). Escrita Acadêmica: Um estudo exploratório de quadrigramas. The Especialist, 36(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/23980

Edição

Seção

Artigos