O papel da leitura em línguas estrangeiras na pós-graduação em Linguística segundo professores, disciplinas e pesquisas de mestrado e doutorado

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a7

Mots-clés :

Leitura, Leitura em línguas estrangeiras, Leitura na pós-graduação, Proficiência em leitura em língua estrangeira.

Résumé

A leitura é um dos principais meios de estudo e aprendizagem em todos os níveis de escolarização; todavia, se na educação básica destina-se atenção ao desenvolvimento dessa competência, a partir do ensino superior pressupõe-se que os/as estudantes já tenham se tornado experientes e proficientes, sendo a leitura seu principal meio de acesso ao conhecimento científico. Trataremos, neste estudo, da leitura na pós-graduação, espaço em que, além de se pressupor condição leitora para os estudos, exige-se a capacidade de ler em língua estrangeira (LE). Especificamente, discutiremos o papel da leitura em LE em um programa de pós-graduação em Linguística, por meio de entrevistas com professores/as e do levantamento das referências em dissertações e teses e nos planos de ensino das disciplinas. Os resultados indicam que a leitura em LE exerce papel fundamental para estudo e realização de pesquisas. No entanto, ainda há percalços que se impõem a um uso mais efetivo de textos em línguas estrangeiras, como o despreparo discente e a falta de clareza sobre o nível de proficiência necessário às atividades acadêmicas neste nível de estudo e aperfeiçoamento.

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Bibliographies de l'auteur

Dohane Julliana Roberto, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Educação Básica pública municipal de Florianópolis. Mestre e doutoranda em Linguística, na área de concentração Psicolingúística, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística, na subárea de Psicolinguística. Professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publiée

2020-07-30

Comment citer

Roberto, D. J., & Souza, A. C. de. (2020). O papel da leitura em línguas estrangeiras na pós-graduação em Linguística segundo professores, disciplinas e pesquisas de mestrado e doutorado. The ESPecialist, 41(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a7

Numéro

Rubrique

Papers