As Teorias da Argumentação na Língua e dos Blocos Semânticos: uma análise de gêneros textuais

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a6

Mots-clés :

Argumentação da língua, Blocos semânticos, Gêneros textuais

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar dois gêneros textuais diferentes à luz da Teoria da Argumentação na Língua e da Teoria dos Blocos Semânticos. Para a fundamentação teórica foram utilizados estudos de Ducrot (1987, 1988, 2005), Carel (2002, 2005) e Kleiman (2005). Com base nesses estudos, partimos da hipótese de que estudar e trabalhar com textos de diferentes gêneros podem ajudar professores em sala de aula de língua materna a aprofundarem conhecimentos de compreensão e de escrita textual. Assim, foram analisados dois textos, um do gênero capa de revista e outro do gênero notícia, e os resultados apontam para as possibilidades argumentativas que os enunciados projetam dentro de um texto e as relações que são estabelecidas entre elas, de acordo com os encadeamentos argumentativos propostos pelas instruções enunciativas.

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Bibliographies de l'auteur

Gisele Benck de Moraes, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos (2014). Professora Titular II do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Elisane Regina Cayser, UPF

Especialista em Linguística Aplicada à Alfabetização PUCRS, Mestre em Letras (PUCRS), doutoranda em Letras (UPF)

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2022-01-20 — Mis à jour le 2022-01-20

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de Moraes, G. B., & Cayser, E. R. (2022). As Teorias da Argumentação na Língua e dos Blocos Semânticos: uma análise de gêneros textuais. The ESPecialist, 42(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a6

Numéro

Rubrique

Papers