Uma Abordagem Via Gêneros Textuais para o Ensino da Habilidade de Leitura, no ‘Inglês Instrumental’

Autores

  • Maria Raquel Bambirra Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Timóteo, Brasil

Palavras-chave:

gêneros textuais, contexto de cultura, Inglês Instrumental, leitura

Resumo

Este artigo visa a apresentar o trabalho desenvolvido na disciplina: ‘Inglês Instrumental’, em uma turma do curso superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do CEFET/MG, no primeiro semestre de 2005. O trabalho foi conduzido pelo viés do aporte teórico fornecido pela vertente australiana das teorias acerca de gênero textual. Os principais aspectos enfatizados foram: o construir solidário do conhecimento, a vinculação dos textos às suas funções sociais e as contribuições de Halliday acerca do conceito de língua e texto (1978) e o contexto de cultura (1989). A avaliação da aprendizagem, socializada e contínua, foi feita em sala de aula, através de várias atividades informais, geralmente realizadas em duplas, e de dois exercícios de análise textual, desenvolvidos por escrito e individualmente. Parece-me possível afirmar que os alunos sentem-se mais motivados e obtêm um maior rendimento na habilidade de leitura, em cursos de Inglês Instrumental, quando o curso é desenvolvido através do uso de uma abordagem via gêneros textuais.

Biografia do Autor

Maria Raquel Bambirra, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Timóteo, Brasil

Maria Raquel Bambirra holds a master’s degree in Applied Linguistics from UFMG and teaches ‘English for Specific Purposes’, ‘Academic Writing’ and ‘Written Production in English and Portuguese’ at CEFET/MG, in Timóteo, where she also coordinates the superior course in ‘Technology in Normalization and Idustrial Quality’.

Downloads

Como Citar

Bambirra, M. R. (2011). Uma Abordagem Via Gêneros Textuais para o Ensino da Habilidade de Leitura, no ‘Inglês Instrumental’. The Especialist, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6172

Edição

Seção

Artigos