Uma Abordagem Via Gêneros Textuais para o Ensino da Habilidade de Leitura, no ‘Inglês Instrumental’
Palavras-chave:
gêneros textuais, contexto de cultura, Inglês Instrumental, leituraResumo
Este artigo visa a apresentar o trabalho desenvolvido na disciplina: ‘Inglês Instrumental’, em uma turma do curso superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do CEFET/MG, no primeiro semestre de 2005. O trabalho foi conduzido pelo viés do aporte teórico fornecido pela vertente australiana das teorias acerca de gênero textual. Os principais aspectos enfatizados foram: o construir solidário do conhecimento, a vinculação dos textos às suas funções sociais e as contribuições de Halliday acerca do conceito de língua e texto (1978) e o contexto de cultura (1989). A avaliação da aprendizagem, socializada e contínua, foi feita em sala de aula, através de várias atividades informais, geralmente realizadas em duplas, e de dois exercícios de análise textual, desenvolvidos por escrito e individualmente. Parece-me possível afirmar que os alunos sentem-se mais motivados e obtêm um maior rendimento na habilidade de leitura, em cursos de Inglês Instrumental, quando o curso é desenvolvido através do uso de uma abordagem via gêneros textuais.Downloads
Como Citar
Bambirra, M. R. (2011). Uma Abordagem Via Gêneros Textuais para o Ensino da Habilidade de Leitura, no ‘Inglês Instrumental’. The Especialist, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6172
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
