O Efeito da Instrução de Estratégias de Aprendizagem no Desenvolvimento da Produção oral de Alunos de Inglês da Universidade Federal do Pará: Um Estudo de Caso

Autores

  • Kelly C. M. Gaignoux Faculdades Integradas Brasil Amazônia, Belém, Brasil
  • Walkyria Magno e Silva Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil

Palavras-chave:

inglês como língua estrangeira, instrução, estratégias de aprendizagem, produção oral

Resumo

O propósito deste estudo consiste em investigar de que forma a instrução de estratégias de aprendizagem pode promover o desenvolvimento da habilidade de produção oral. Para realizar esse estudo de caso, recorreu-se a notas de campo, questionários, entrevistas e gravações de aulas para investigar o desenvolvimento de sete alunas do 3º nível de língua inglesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará. Considerando que a habilidade de produção oral é a que mais preocupa a maioria dos aprendizes de língua estrangeira, esta investigação busca contribuir para um melhor entendimento acerca das questões envolvidas nessa dificuldade ao sugerir que o ensino explícito de estratégias de aprendizagem pode proporcionar resultados mais satisfatórios. Os resultados constataram mudanças no repertório de estratégias de aprendizagem utilizadas pelas participantes.

Biografia do Autor

Kelly C. M. Gaignoux, Faculdades Integradas Brasil Amazônia, Belém, Brasil

Kelly Cristina Marques Gaignoux holds an M.A. in Linguistics from the Federal University of Pará, in Belém, Brazil. She is an English professor at the Faculdades Integradas Brasil Amazônia in Belém and also an English teacher for the state schools system, where she works with teenagers. She has developed a special interest for the teaching of oral skills.

Walkyria Magno e Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil

Walkyria Magno e Silva holds a Ph.D in Language Sciences from the University of Toulouse – Le Mirail, France, and an MA in Linguistics from UNICAMP, Brazil. Currently, she is a professor at the Graduate Program in Linguistics of the Federal University of Pará and an associate professor at the undergraduate level of the English Course at the same university, where she teaches Applied Linguistics and Methodology. She coordinates the research and teaching project called Ways to Autonomy in Foreign Language Learning and has developed a keen interest in learning styles and learning strategies.

Downloads

Como Citar

Gaignoux, K. C. M., & Silva, W. M. e. (2011). O Efeito da Instrução de Estratégias de Aprendizagem no Desenvolvimento da Produção oral de Alunos de Inglês da Universidade Federal do Pará: Um Estudo de Caso. The Especialist, 29(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6185

Edição

Seção

Artigos