Construção Identitária Positiva: Um Estudo de Estratégias Discursivas em Jornal Organizacional
Palavras-chave:
comunicação empresarial, responsabilidade social, identidade, imagemResumo
Este artigo discute a divulgação de informações baseadas em ações sociais que valorizam a imagem corporativa. Neste estudo empírico qualitativo, analisamos as estratégias discursivas para divulgação de práticas sociais no jornal externo/interno da MV do Brasil, o “Comunidade MV”,2 em busca de uma construção identitária positiva. Utilizamos como método analítico os pressupostos desenvolvidos pelos estudos críticos do discurso, principalmente as pesquisas sobre gênero discursivo (Bakhtin, 1997, Fairclough, 2001), tecnologização (Fairclough, 1997) e linguagem valorativa (White, 2000). Concluiu-se que as organizações mantêm uma incoerência entre o discurso e o exercício social.Downloads
Como Citar
Freitas, A. G. G. de, & Gomes, M. C. A. (2011). Construção Identitária Positiva: Um Estudo de Estratégias Discursivas em Jornal Organizacional. The Especialist, 29(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6191
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
