Termos Compostos em Língua Alemã: Uma Contribuição para o Ensino de Leitura Instrumental em Direito

Autores

  • Minka B. Pickbrenner NELE (Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Deutsch Stunde – Aulas de Alemão, Porto Alegre, Brasil

Palavras-chave:

Leitura Instrumental em alemão, ensino de leitura, compostos nominais, Direito dos Contratos

Resumo

Este trabalho descreve a incidência e o papel dos compostos nominais em alemão em textos de Direito. A partir do reconhecimento de sistematicidades, particularidades, funções e incidências dos termos compostos formados por dois ou mais substantivos em artigos de Doutrina do Direito Civil, a pesquisa levanta dados que podem subsidiar o ensino de leitura instrumental em alemão. É apresentado e executado um roteiro para descrição de três textos que compõem o corpus de estudo, no qual são destacados os compostos nominais que o integram. O trabalho conclui que os compostos desempenham um relevante papel coesivo ao longo da tessitura textual. Ao final, são apresentadas algumas sugestões para auxiliar o ensino de leitura instrumental em Direito, aproveitando-se o papel dos compostos nominais.

Biografia do Autor

Minka B. Pickbrenner, NELE (Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Deutsch Stunde – Aulas de Alemão, Porto Alegre, Brasil

Minka B. Pickbrenner graduated in Languages (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001) and has an MA from Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006 (Research Line: Text and Discourse Theories). Areas of interest and expertise: Reading Proficiency in German, Teaching of Reading, Nominal Compounds in German.

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Como Citar

Pickbrenner, M. B. (2011). Termos Compostos em Língua Alemã: Uma Contribuição para o Ensino de Leitura Instrumental em Direito. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6210

Edição

Seção

Artigos