A Gramática Sistêmico-Funcional no Ensino da Leitura de Textos Filosóficos em Inglês para Fins Acadêmicos

Autores

  • Orlando Vian Jr. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Brasil

Palavras-chave:

Gramática Sistêmico-Funcional/GSF, leitura, ensino de inglês como língua estrangeira, inglês para fins acadêmicos

Resumo

A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) tem sido freqüentemente utilizada nos mais diferentes contextos para diferentes propósitos, como forma de mostrar como a linguagem é usada para a produção de sentidos. Propomos neste trabalho o uso da GSF no ensino de leitura para fins acadêmicos a alunos de graduação em Filosofia em uma universidade pública em São Paulo, sugerindo meios de operacionalização dos conceitos sistêmico-funcionais e sua utilidade no auxílio a alunos na compreensão de aspectos léxico-gramaticais de textos de filosofia escritos em inglês.

Biografia do Autor

Orlando Vian Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Brasil

Orlando Vian Jr holds a PhD in Applied Linguistics from PUC-SP. He is currently teaching at Universidade Federal do Rio Grande do Norte. His research interests include: EAP/ESP, Systemic Functional Grammar, Genre Studies and English language teachers education.

Downloads

Como Citar

Vian Jr., O. (2011). A Gramática Sistêmico-Funcional no Ensino da Leitura de Textos Filosóficos em Inglês para Fins Acadêmicos. The Especialist, 30(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6231

Edição

Seção

Artigos