Letramento Visual no Ensino-Aprendizagem de Vocabulário em Língua Estrangeira
Palavras-chave:
recursos visuais, letramento visual, ensinoaprendizagem de vocabulário, língua estrangeiraResumo
O presente trabalho objetiva investigar o uso dos recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira a partir de uma orientação pedagógica que explore a leitura dos elementos visuais. Inicialmente, apresenta-se uma refl exão teórica que contextualiza o debate sobre o letramento visual. Uma atividade de vocabulário de um livro didático de inglês foi utilizada na coleta dos dados, que envolveu dois grupos de alunos. O primeiro grupo fez a atividade proposta pelo livro didático. O segundo grupo foi exposto à mesma atividade, porém, com algumas questões que exploram os recursos visuais. Os resultados obtidos nos testes de vocabulário apontam que, na condição comparativa, o segundo grupo apresentou melhor performance, evidenciando a importância de capacitarmos o aluno a explorar os recursos visuais.Downloads
Como Citar
Procópio, R. B., & Souza, P. N. de. (2011). Letramento Visual no Ensino-Aprendizagem de Vocabulário em Língua Estrangeira. The Especialist, 31(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6241
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
