Letramento Visual no Ensino-Aprendizagem de Vocabulário em Língua Estrangeira

Autores

  • Renata Bittencourt Procópio Cultura Inglesa - Juiz de Fora-MG, Minas Gerais, Brasil
  • Patrícia Nora de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

recursos visuais, letramento visual, ensinoaprendizagem de vocabulário, língua estrangeira

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar o uso dos recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira a partir de uma orientação pedagógica que explore a leitura dos elementos visuais. Inicialmente, apresenta-se uma refl exão teórica que contextualiza o debate sobre o letramento visual. Uma atividade de vocabulário de um livro didático de inglês foi utilizada na coleta dos dados, que envolveu dois grupos de alunos. O primeiro grupo fez a atividade proposta pelo livro didático. O segundo grupo foi exposto à mesma atividade, porém, com algumas questões que exploram os recursos visuais. Os resultados obtidos nos testes de vocabulário apontam que, na condição comparativa, o segundo grupo apresentou melhor performance, evidenciando a importância de capacitarmos o aluno a explorar os recursos visuais.

Biografia do Autor

Renata Bittencourt Procópio, Cultura Inglesa - Juiz de Fora-MG, Minas Gerais, Brasil

Renata Bittencourt Procópio, MA in Linguistics – UFJF, Juiz de Fora. Teacher at Cultura Inglesa. Main areas of interest: visual literacy, teaching and learning of vocabulary, foreign language.

Patrícia Nora de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, Minas Gerais, Brasil

Patrícia Nora de Souza, PhD in Applied Linguistics – Unicamp, Campinas. Professor at the Department of Modern Languages and the Pos-Graduation Program in Linguistics of UFJF. Main areas of interest: reading, vocabulary teaching, foreign language, computer mediated teaching and learning, digital literacy.

Downloads

Como Citar

Procópio, R. B., & Souza, P. N. de. (2011). Letramento Visual no Ensino-Aprendizagem de Vocabulário em Língua Estrangeira. The Especialist, 31(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6241

Edição

Seção

Artigos