Estereótipos invertidos na formação reflexivo-colaborativa de professores de português língua estrangeira

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e63404

Mots-clés :

estereótipos, formação de professores, trabalho reflexivo-colaborativo, decolonialidade

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em um curso de formação de professores de português língua estrangeira no qual não há um distanciamento entre as dicotomias teoria/prática e professor/pesquisador (Wallace, 2001).  Esta formação valoriza o trabalho reflexivo-colaborativo (Schon, 2000; Dutra; Mello, 2004) e teve como objetivo principal analisar como essa formação voltada para uma educação intercultural (Byram, 2009; Motta-Roth, 2006) auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo e sobre o aluno estrangeiro levando-o a uma mudança na sua prática. Como metodologia utilizamos os apontamentos que eram levados para discussão nas sessões colaborativas que ocorriam semanalmente entre professores e coordenador. Um desses apontamentos foram os estereótipos apresentados não apenas pelos alunos, mas principalmente pelos professores (Schneider, 2005; Borghetti, 2013 e McFarlane, 2014). Como resultado podemos apontar para o fato que as nossas discussões levaram os professores a perceber as suas ideias preconcebidas e a postura que eles assumiam em sala motivados por esses preconceitos (Maldonado-Torres, 2007; Quintero, 2019) levando-os assim a repensar suas crenças e valores e modificar suas ações em sala de aula.

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Publiée

2024-09-02

Comment citer

Dutra, A. F. (2024). Estereótipos invertidos na formação reflexivo-colaborativa de professores de português língua estrangeira. The ESPecialist, 45(4), 129–145. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e63404