Estereótipos invertidos na formação reflexivo-colaborativa de professores de português língua estrangeira
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e63404Mots-clés :
estereótipos, formação de professores, trabalho reflexivo-colaborativo, decolonialidadeRésumé
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em um curso de formação de professores de português língua estrangeira no qual não há um distanciamento entre as dicotomias teoria/prática e professor/pesquisador (Wallace, 2001). Esta formação valoriza o trabalho reflexivo-colaborativo (Schon, 2000; Dutra; Mello, 2004) e teve como objetivo principal analisar como essa formação voltada para uma educação intercultural (Byram, 2009; Motta-Roth, 2006) auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo e sobre o aluno estrangeiro levando-o a uma mudança na sua prática. Como metodologia utilizamos os apontamentos que eram levados para discussão nas sessões colaborativas que ocorriam semanalmente entre professores e coordenador. Um desses apontamentos foram os estereótipos apresentados não apenas pelos alunos, mas principalmente pelos professores (Schneider, 2005; Borghetti, 2013 e McFarlane, 2014). Como resultado podemos apontar para o fato que as nossas discussões levaram os professores a perceber as suas ideias preconcebidas e a postura que eles assumiam em sala motivados por esses preconceitos (Maldonado-Torres, 2007; Quintero, 2019) levando-os assim a repensar suas crenças e valores e modificar suas ações em sala de aula.
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