Poesia Canadense e o Aluno Brasileiro: Quais São os Desafios?
Palavras-chave:
literatura, ensino, língua estrangeira, poesiaResumo
Este artigo tem como foco a disciplina de poesia canadense que foi oferecida no curso de Letras/Inglês na Universidade Federal de Goiás. A discussão inicial apresentada neste artigo destaca os pontos que foram levados em consideração para formular o programa da disciplina. Na segunda parte do artigo, apresenta-se e discute-se a leitura que sete alunos fizeram de um poema da poetisa modernista Margaret Avison (Avison, 2005), no final da disciplina, apontando os acertos e as dificuldades na leitura construída pelos alunos. As opiniões dos alunos são analisadas usando a filosofia hermenêutica de Gadamer (2000) em termos do horizonte cultural em que o poema foi escrito como também o horizonte cultural dos alunos ao lerem a obra literária, levando em consideração o familiar e o estranho. Focaliza-se, também, o contraste sugerido por Widdowson (1992) de texto referencial e texto e leitura representacional.Downloads
Como Citar
Rees, D. K. (2012). Poesia Canadense e o Aluno Brasileiro: Quais São os Desafios?. The Especialist, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/8619
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
