Auto-avaliação: Uma Questão de Prática? Ou de Representações?

Autores

  • Sueli S. Fidalgo

Palavras-chave:

auto-avaliação, avaliação formativo-qualitativa, representação, validação.

Resumo

Com base no interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1997), este trabalho discute a utilização de um instrumento de auto-avaliação que, tendo sido elaborado para um contexto específico, foi utilizado em uma situação diversa. Sabendo que, na prática de ensino de língua estrangeira, os instrumentos de avaliação são, muitas vezes, elaborados por um profissional e usados por vários grupos de professores e alunos, em vários contextos, busquei analisar a validação (Habermas, 1985) de professores que os utilizam, pelas representações (Silva, 1999) que permeiam as suas falas. Os resultados indicam que se a auto-avaliação é parte intrínseca do processo de ensino-aprendizagem e não um momento pontual de testagem e seleção, seus instrumentos serão validados quando forem também considerados ferramentas para aprender e ensinar. Além disso, se as escolas buscam instrumentos que auxiliem os alunos a refletir sobre a sua aprendizagem, tornando-os, portanto, mais aptos a regularem sua aprendizagem (Perrenoud, 1998), será preciso que analisem cuidadosamente o tipo de instrumento que estão utilizando.

Biografia do Autor

Sueli S. Fidalgo

Sueli Salles Fidalgo is an English teacher and holds a Master’s Degree in Applied Linguistics – which is also the area of her current doctoral studies at the Catholic University of São Paulo (PUC-SP). For the last six years, she has been working with Teacher Education, first as coordinator of a Language Institute in São Paulo and, later, in preservice programs – undergraduate courses in language and literature – and in-service programs – at the extramural courses offered by COGEAE, PUC-SP, as well as in Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) and Universidade de Taubaté (Unitau). Her main interests include the dichotomy between inclusion and exclusion, and learning assessment matters.

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Como Citar

Fidalgo, S. S. (2012). Auto-avaliação: Uma Questão de Prática? Ou de Representações?. The Especialist, 26(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9288

Edição

Seção

Artigos