Instrução de Vocabulário Especializado

Autores

  • Célia D.S. Bell

Palavras-chave:

Inglês instrumental, instrução de vocabulário, conhecimento receptivo, processamento lexical.

Resumo

Este estudo tem por objetivo contribuir para a investigação sobre ensino de vocabulário especializado na aquisição de conhecimento receptivo. Ele avalia a eficácia de duas abordagens de ensino para a aquisição de vocabulário. A primeira abordagem consistiu no ensino de vocabulário através do uso de dicionários; as palavras foram meramente traduzidas ou definidas, promovendo, assim, um processamento superficial da palavra ensinada. A segunda abordagem empregou atividades em que se promove o processamento profundo da palavra ensinada. Os dados foram analisados quantitativamente. Os resultados indicaram que as duas abordagens apresentam alguma equipotencialidade, no que diz respeito à aquisição de vocabulário especializado.

Biografia do Autor

Célia D.S. Bell

Célia D.S. Bell has a BA in Arts, majoring in English and Portuguese Language and Literature. From 2002 to 2003 she did her MA in English Language at the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brazil. In 2005 she starts her studies towards a PHD certificate from UFSC – Brazil.

Downloads

Como Citar

Bell, C. D. (2012). Instrução de Vocabulário Especializado. The Especialist, 26(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9292

Edição

Seção

Artigos