Gêneros do Discurso no Processo de Ensino-aprendizagem de LE: A Construção do Conhecimento por meio do Discurso Internamente Persuasivo

Autores

  • Paula Tatianne Carréra Szundy

Palavras-chave:

gêneros do discurso, discurso persuasivo, interação, construção do conhecimento

Resumo

Com base nas concepções bakhtinianas de gêneros do discurso, dialogismo, discurso autoritário, discurso internamente persuasivo e polifonia, o presente artigo propõe-se a discutir o processo de construção do conhecimento em uma interação professora-alunos decorrente de uma aula ministrada pela professora-pesquisadora em um curso de pósgraduação em língua inglesa em uma universidade na cidade de Taubaté, São Paulo. A fim de compreender o processo de construção do conhecimento nessa interação, concentraremos a análise em três focos: os gêneros do discurso que circulam na interação, a forma pela qual os enunciados da professora-pesquisadora e dos alunos se configuram no diálogo e as vozes presentes no discurso da professora.

Biografia do Autor

Paula Tatianne Carréra Szundy

Paula Tatianne Carréra Szundy holds a MA in Applied Linguistic from LAEL-PUC/SP. She worked as an English teacher and academic coordinator at Yázigi, as an English and Literature teacher at Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Lorena and taught postgraduate courses at Universidade de Taubaté. She is a doctorate student at LAEL-PUC/SP and is currently a visiting researcher at Lancaster University, UK. Her main areas of interest are language teaching and teacher development.

Downloads

Como Citar

Szundy, P. T. C. (2012). Gêneros do Discurso no Processo de Ensino-aprendizagem de LE: A Construção do Conhecimento por meio do Discurso Internamente Persuasivo. The Especialist, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9373

Edição

Seção

Artigos