Testes Cloze de Múltipla Escolha Baseados em Esquemas: Medidas de Redundância Reduzida e Proficiência Lingüística

Autores

  • Ebrahim Khodadady

Palavras-chave:

testes cloze, Testes-C, proficiência lingüística, testes de múltipla escolha (MCITs), redundância reduzida, teoria de esquemas, MCITs baseados em esquemas

Resumo

Este artigo relata o desempenho de 34 falantes não-nativos em quatro métodos de teste desenvolvidos com base em redundância reduzida, a saber: Teste-C, teste cloze de múltipla escolha baseado em esquema (MCIT, conforme iniciais em inglês), teste cloze baseado em texto e MCIT cloze tradicional. Um teste de inglês como língua estrangeira (TOEFL) foi utilizado como critério para calcular a validade empírica dos quatro métodos e para avaliar se usam a mesma competência. Os resultados indicaram que, dentre os quatro métodos, os MCITs baseados em esquema e os testes cloze tradicionais tiveram a maior validade empírica. A análise de componente principal dos resultados revelou dois fatores: a habilidade de lidar com redundância reduzida baseada em cloze e redundância reduzida de maneira geral. Quando os fatores foram rotacionados, apenas o Teste-C e o teste cloze baseado em texto foram carregados no primeiro fator, validando-se, assim, como medidas de redundância reduzida com base em cloze. No entanto, os quatro métodos foram carregados no segundo fator, o que nos permite concluir que tal fator representa a redundância reduzida de maneira geral. A adição do TOEFL e a rotação dos resultados revelaram o mesmo padrão. Também mostraram que o TOEFL possuía a maior carga na redundância reduzida de forma geral, validando, assim, a redundância reduzida como medida de proficiência lingüística. Como o MCIT cloze baseado em esquema teve a segunda maior carga no segundo fator, conclui-se que fornece a melhor medida de redundância reduzida e proficiência lingüística.

Biografia do Autor

Ebrahim Khodadady

Ebrahim Khodadady is an assistant professor of Applied Linguistics at Urmia University, Urmia, Iran. He is the director of Foreign Language Services at Part Time Education Center. The center offers a joint English language teaching program with Brock University, St. Catherines, Ontario, Canada. Khodadady’s main interests are language testing, research, teaching methodology and translation.

Downloads

Como Citar

Khodadady, E. (2012). Testes Cloze de Múltipla Escolha Baseados em Esquemas: Medidas de Redundância Reduzida e Proficiência Lingüística. The Especialist, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9376

Edição

Seção

Artigos