A Competência Comunicativa do Professor de Inglês e a sua Prática Docente: três estudos de caso

Autores/as

  • Rosely Perez Xavier

Palabras clave:

prática de ensino de inglês, escola pública, interação negociada, insumo compreensível.

Resumen

Este trabalho analisa a prática docente de três professores de inglês em três diferentes turmas do ensino fundamental. Eles foram escolhidos em face de seus diferentes níveis de competência comunicativa na língua inglesa e da maneira como eles faziam uso dessa competência para se fazerem entender na língua-alvo. Os dados foram coletados através de notas de campo. Os resultados mostram que, mesmo sendo fluente na língua estrangeira (LE), o professor pode não ser capaz de promover oportunidades de aprendizagem. Em contrapartida, um professor menos fluente na LE pode ser capaz de conduzir uma interação relativamente bem sucedida nessa língua apesar de suas deficiências lingüísticas. Entende-se, portanto, que um professor de inglês deva desenvolver não apenas sua competência comunicativa, mas também uma interação significativa e colaborativa em sala de aula.

Biografía del autor/a

Rosely Perez Xavier

Rosely Perez Xavier is a teacher of English Teaching Methodology and Teaching Practice in the Center of Education at the Federal University of Santa Catarina. She holds a PhD in Applied Linguistics from UNICAMP. Her areas of interest are foreign language teaching/ learning, teacher development and materials design.

Cómo citar

Xavier, R. P. (2012). A Competência Comunicativa do Professor de Inglês e a sua Prática Docente: três estudos de caso. The ESPecialist, 22(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9399

Número

Sección

Papers