La Ciencia en Pugna: análisis retórico de la crítica en el discurso médico escrito en español (1930-1999)

Autores

  • María Ángeles Alcaraz Ariza
  • Françoise Salager-Meyer

Palavras-chave:

conflito acadêmico, espanhol médico, diacrônico, sócio-construtivismo

Resumo

Esta pesquisa analisa a evolução quantitativa e qualitativa de comentários críticos em 76 artigos médicos escritos em espanhol e publicados entre 1930 e 1999 e relata as variações, levando em conta o contexto histórico – social de sua produção. Os resultados revelam que os escritos médicos em espanhol foram sempre bastante agressivos e diretos, pelo menos até o período “ limiar” dos anos 90, o qual marcou, não só um incremento na freqüência de comentários críticos, como também uma mudança retórica em sentido à moderação lingüística. Conclue-se que a evolução dos traços retóricos do criticismo na prosa médica espanhola, reflete o discurso médico francês. No entanto, o modo modalizado anglo-americano de discordar de um dos pares está, progressivamente, influenciando a expressão da crítica acadêmica espanhola de hoje.

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Como Citar

Ariza, M. Ángeles A., & Salager-Meyer, F. (2012). La Ciencia en Pugna: análisis retórico de la crítica en el discurso médico escrito en español (1930-1999). The Especialist, 24(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9414

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Artigos