Quem tem medo da literatura? rotinas retóricas em artigos acadêmicos na área da pesquisa literária em inglês

Autores

  • Anna Elizabeth Balocco

Palavras-chave:

discurso acadêmico escrito, rotinas retóricas, pesquisa literária em inglês

Resumo

Este artigo ocupa-se da variação disciplinar no discurso acadêmico escrito. Sua atenção recai sobre o gênero artigo acadêmico especializado na área da pesquisa literária em inglês, uma área relativamente negligenciada nos estudos sobre as convenções do discurso acadêmico. Abordam-se alguns aspectos das rotinas retóricas na pesquisa literária, com base na análise de um corpus de 20 artigos publicados em periódicos conceituados naquela área. Os resultados da pesquisa permitem fazer as seguintes proposições: há menos trabalho epistêmico na pesquisa literária, se comparada a outras áreas disciplinares, em função de suas características como um domínio disciplinar “rural” (Becher, 1989). Nesse sentido, a pesquisa aqui relatada confirma proposição de McDonald (1994), baseada na análise de um pequeno corpus de 4 artigos em uma sub-área da pesquisa literária. Quando há trabalho epistêmico, no entanto, observa-se que os movimentos retóricos propostos por Swales (1990) em seu modelo CARS são categorias valiosas no estudo das rotinas retóricas na pesquisa literária.

Biografia do Autor

Anna Elizabeth Balocco

Anna Elizabeth Balocco is an assistant professor of English Language at the State University of Rio de Janeiro (UERJ). She is a doctoral candidate in the Linguistics Program at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). She is the coordinator of undergraduate programs at UERJ and is in the editorial board of Open to Discussion.

Downloads

Como Citar

Balocco, A. E. (2012). Quem tem medo da literatura? rotinas retóricas em artigos acadêmicos na área da pesquisa literária em inglês. The Especialist, 21(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9426

Edição

Seção

Artigos