Same Genre, Different Discipline: a Genre-Based Study of Book Reviews in Academe
Palabras clave:
inglês para fins acadêmicos, retórica, análise de gênero, resenhas.Resumen
Analistas de gênero, trabalhando no mapeamento do repertório de gêneros usados na academia, têm auxiliado no desenvolvimento de abordagens de ensino da leitura e redação em Inglês para Fins Acadêmicos (EAP). Embora a resenha acadêmica possa se constituir em uma oportunidade para que escritores inexperientes se iniciem no debate acadêmico, pesquisadores têm negligenciado esse gênero discursivo devido a sua pouca representatividade como literatura de referência. Com o objetivo de contribuir para a definição desse gênero tão importante, mas tão pouco estudado, este artigo apresenta a análise da organização da informação de 60 resenhas acadêmicas em economia, lingüística e química. A análise revelou que, embora resenhas acadêmicas demonstrem certas regularidades em termos de forma e conteúdo da informação, variações foram verificadas em termos de como resenhadores avaliam e descrevem em diferentes disciplinas. Essas variações parecem estar associadas à tendência de resenhadores em responder às especificidades da organização epistemológica de suas respectivas áreas de conhecimento em relação a objeto de estudo, metodologias comumente adotadas e tradição literária. Os resultados não apenas sugerem a existência de conecções entre texto e contexto, mas também indicam que as práticas discursivas nas disciplinas devem ser consideradas no ensino de EAP para que aprendizes possam desenvolver habilidades de leitura e redação mais críticas e eficazes de acordo com seus respectivos campos de estudo.Descargas
Cómo citar
Motta-Roth, D. (2012). Same Genre, Different Discipline: a Genre-Based Study of Book Reviews in Academe. The ESPecialist, 17(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9684
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Papers
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