Considering Aspects on Selecting ESP Teachers

Autores/as

  • Clara S. Koifman
  • Elisabeth A. C. Justo
  • Lilian Kerr

Palabras clave:

seleção de professores, abordagem instrumental, trabalho pioneiro, auto avaliação.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo levar os leitores que seguem a abordagem Instrumental a refletir sobre o perfil do professor de linguagem instrumental, assim como questionar suas idéias e práticas em sala de aula. Também pretende lançar um novo procedimento na escolha de professores potencialmente competentes para exercerem suas atividades dentro da Abordagem Instrumental na Língua Inglesa. Uma vez que não estamos interessadas somente nos conhecimentos lingüísticos e pedagógicos, optamos por filtrar também suas percepções, sua postura reflexiva diante do que acontece em sala de aula e sua habilidade de considerar seus alunos como seres humanos. Nossa intenção é esclarecer as dúvidas que possam ocorrer sobre os nossos objetivos, elaboração, aplicação, critérios para a avaliação e aspectos legais que norteiam o concurso, que tinha como meta o suprimento de vaga para professor segundo uma Abordagem Instrumental na E.T.F.Q.-R.J. Consideraremos a proposta pedagógica e objetivo final da Escola, o grupo de professores de Inglês e asua prática pedagógica, assim como a clientela-alvo, os futuros profissionais. Nós examinaremos a prova escrita, levando em conta as necessidades, as diversas etapas e os resultados, dando detalhes que refletem nossas prioridades ao elaborar as dez questões da prova escrita e todos os demais aspectos relacionados à natureza de um trabalho pioneiro e desafiador. Faremos também uma auto-avaliação ao considerar alguns aspectos que alteraríamos e desenvolveríamos em situações futuras.

Biografía del autor/a

Clara S. Koifman

Clara Sprintzin Koifman completed a Specialisation Post-Graduate Course in English for Specific Purposes at Lancaster University, England. She teaches English at Escola Técnica Federal de Química , Rio de Janeiro where she works mainly with Materials Design research. Her present research deals with the selection of English teachers for ESP.

Elisabeth A. C. Justo

Elisabeth Alves Correa Justo, teaches at Escola Técnica Federal de Química-R.J., working with Reading Abilities and Discourse Analysis, within an ESP approach. Her academic background includes a Specialisation Post-Graduate course in ESP at the University of Lancaster, England, and a Master Program in “Teaching English as a Foreign Language” in Applied Linguistics, at the University of Michigan. Her present research deals with the selection of English Teachers for ESP.

Lilian Kerr

Lilian Kerr teaches at Escola Técnica Federal de Química - R.J. She has been working with ESP attending to National and Regional Seminars . Her present research deals with the selection of English teachers for ESP.

Descargas

Cómo citar

Koifman, C. S., Justo, E. A. C., & Kerr, L. (2012). Considering Aspects on Selecting ESP Teachers. The ESPecialist, 17(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9687

Número

Sección

Papers