A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Cristiane de Paula Bouzada Instituto Federal Fluminense e Universidade Federal de Viçosa
  • Marta Deysiane Alves Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Adriana da Silva Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

gêneros textuais, retextualização, produção de texto

Resumo

Para as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) de 2006, os alunos devem ser capazes de reconhecer e utilizar textos, tanto orais quanto escritos. Sob essa perspectiva de trabalho textual, relatamos neste artigo uma atividade de produção textual na qual 42 alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal do interior do Rio de Janeiro retextualizaram o gênero textual crônica em outros gêneros textuais orais e escritos. Para tanto, acreditamos que a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos bases. A maioria dos alunos conseguiu se adequar ao gênero retextualizado. A atividade permitiu que os alunos trabalhassem sobre estratégicas linguísticas, textuais e discursivas do texto base e projetá-las em um novo gênero textual.  Os resultados sugerem que cabe à educação formal criar condições para que os alunos conheçam e se apropriem de gêneros textuais para torná-los competentes usuários da Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Cristiane de Paula Bouzada, Instituto Federal Fluminense e Universidade Federal de Viçosa

Professora de Educação Básica do Instituto Federal Fluminense (IFF) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Marta Deysiane Alves Faria, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

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Publicado

2014-04-16

Como Citar

Bouzada, C. de P., Faria, M. D. A., & Silva, A. da. (2014). A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL. The Especialist, 34(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/13174

Edição

Seção

Artigos