Aprendizagem de Línguas In-Tandem: Teletandem como uma Proposta Alternativa em CALLT

Autores

  • João A. Telles Unesp, Assis
  • Maria Luisa Vassalo Università Ca’Foscari

Palavras-chave:

foreign language learning, Tandem, in-tandem,

Resumo

Em publicação anterior nesta mesma revista (Vassallo & Telles, 2006), apresentamos a fundamentação teórica e os procedimentos práticos de duas modalidades da abordagem à aprendizagem de línguas estrangeiras in-tandem - o tandem face-a-face e o e-tandem. Neste artigo, apresentamos nossa proposta de uma terceira modalidade – o Teletandem, como uma nova opção em CALLT. Trata-se de um Tandem virtual que utiliza as ferramentas on-line de escrita, leitura, áudio e vídeo do aplicativo Windows Live Messenger. Em seguida, descrevemos e argumentamos pela viabilização dos princípios teóricos e práticos desta terceira modalidade de Tandem no contexto de um projeto de pesquisa – o Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos. Um dos objetivos centrais deste projeto é proporcionar, por meio do espaço virtual do Teletandem, o contato dos alunos universitários brasileiros com outros povos da comunidade internacional e, por meio deste contato, o intercâmbio de suas respectivas línguas e culturas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João A. Telles, Unesp, Assis

João A. Telles has a Ph.D in Educational Linguistics from OISE – Ontario Institute for Studies in Education - University of Toronto, Canada, and an MA in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo, Brazil. He has developed post-doctorate research at Universitè Charles- de-Gaulle, Lille III, France and was a visiting professor at IDEC – Institute for International Development and Cooperation, University of Hiroshima, Japan. Currently, he is associate professor of Foreign Language Teaching Practicum at the undergraduate level from the Department of Education, UNESP- Universidade Estadual Paulista at Assis. He also teaches in the Graduate Program of Education at UNESP- Marília and the Graduate Program in Language Studies at UNESP- S.J. do Rio Preto. He is the coordinator of Project Teletandem Brasil with research focus on the roles of video images in the interactions between Teletandem pairs.

Maria Luisa Vassalo, Università Ca’Foscari

Maria Luisa Vassallo has a BA in Letters from the University of Torino and in Oriental Languages from Ca’Foscari University of Venice. She has an MA in Italian as a Foreign Language and the Promotion of the Italian Language and Culture from Ca’Foscari University. Luisa has taught Latin and Greek for many years and worked as a lecturer of Italian language at UNESP - São Paulo State University in Brazil. Currently, she teaches Latin and Greek at the Liceo Classico Marco Foscarini, in Venice, Italy. The focus of her research in the Teletandem Brasil Project is on the power dynamics related to the use of the native/foreign language within the virtual context.

Downloads

Publicado

2011-07-04

Como Citar

Telles, J. A., & Vassalo, M. L. (2011). Aprendizagem de Línguas In-Tandem: Teletandem como uma Proposta Alternativa em CALLT. The Especialist, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/1629

Edição

Seção

Artigos