A contribuição das brincadeiras para o aprendizado de Libras por crianças surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a3

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, Educação Infantil, Ludicidade, Surdez, Educação Especial

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender o processo de desenvolvimento da língua de sinais por crianças surdas através de brincadeiras e jogos, na educação infantil. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, foram utilizadas videogravações realizadas durante o período de seis meses (em 2017), para analisar crianças surdas no momento do brincar, em uma sala multisseriada com configuração de brinquedoteca. Os participantes são três crianças da Educação Infantil, de uma escola pública, com um Programa de Educação Bilíngue para surdos, cuja proposta é proporcionar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução. O estudo e suas análises estão amparados nos pressupostos de Vygotsky, e por autores da área da surdez. Os resultados indicam que,  quando a brincadeira é adequada e agrada as crianças, a língua emerge de maneira mais natural; bem como a necessidade de reflexão sobre práticas pedagógicas mais adequadas à faixa etária proposta.

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Biografia do Autor

Milena Maria Pinto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2018). , atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, surdez, brincar, ensino médio e libras. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, de pesquisa em Surdez e Educação Bilíngue.

Lara Ferreira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Atualmente é e Professora Adjunta da UFSCar, ministrando a disciplina "Introdução a Língua Brasileira de Sinais", e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Atuou como Intérprete de Libras em diversos espaços. Tem experiência na área de Surdez; e na área educacional de atendimento bilíngue a alunos surdos. Vencedora (1o. lugar) do 56o. Prêmio Jabuti -2014 - pela obra "Tenho um aluno surdo. E agora?"

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Publicado

2020-05-11

Como Citar

Pinto, M. M., & Santos, L. F. dos. (2020). A contribuição das brincadeiras para o aprendizado de Libras por crianças surdas. The Especialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a3

Edição

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Artigos