¬Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel de aprendizagem de palavras em Português-Libras para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a14

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de Português-Libras, Educação linguística de surdos, Aplicativos educacionais móveis

Resumo

Recorte de minha dissertação de mestrado, o presente trabalho, situado no campo da Linguística Aplicada, apoia-se nas teorias do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/ VOLÓCHINOV, 2017) para apresentar as principais características do  Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel para surdos,  cujo objetivo central  é auxiliar a aprendizagem de palavras em Português-Libras. Para o desenvolvimento da proposta, parti da ideia de que a aprendizagem de palavras realiza-se como um processo discursivo, plurilíngue e multimodal de construção de sentidos. Atualmente, o app é objeto de estudo de uma pesquisa doutoral em andamento e encontra-se em fase de pilotagem. Espera-se que o Palavreando venha a constituir-se como um recurso que possibilite aos surdos resistirem aos sentidos estabilizados, resignificá-los e construí-los segundo seus repertórios e experiências de vida. Para tanto, o aplicativo deve ser compreendido como um objeto que ganha vida no uso pela comunidade e que, portanto, está em constante processo de (re)construção.

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Biografia do Autor

Jéssica Vasconcelos Dorta, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. Graduada em Letras (Licenciatura em Português) e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É especialista em educação de surdos pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP. Sua pesquisa atual enfoca o estudo de práticas translíngues e tecnologias na educação linguística de surdos. 

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Dorta, J. V. (2019). ¬Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel de aprendizagem de palavras em Português-Libras para surdos. The Especialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a14

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Artigos