Ensino bilíngue e inclusão de estudantes surdos no ensino regular: análise de uma carta aberta dos primeiros doutores surdos brasileiros em Educação e Linguística
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a10Palavras-chave:
Carta aberta, Ensino, Inclusão, Surdos, BilinguismoResumo
Neste texto, objetivamos realizar uma leitura da carta aberta dos primeiros doutores surdos que atuam em Educação e em Linguística, em solo brasileiro, enviada em junho de 2012 ao então ministro da educação. Na carta, seus autores discutem a respeito do ensino dirigido aos estudantes surdos no país, defendendo um modelo de ensino considerado por eles como o mais coerente a tal contexto. Para tanto, apresentamos uma breve reflexão a respeito das filosofias existentes no processo de ensino/aprendizagem desses sujeitos. Adotamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, pois realizamos um levantamento teórico das questões que envolvem o ensino e a inclusão de alunos surdos brasileiros e examinamos uma carta aberta como fonte e objeto de pesquisa. Na carta, os autores defendem o bilinguismo na educação de surdos, argumentando em defesa de tal perspectiva como aquela que melhor condiz com a inclusão escolar desses sujeitos.
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