- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Arquivamento
- 40 anos de história
- Taxas
- Patrocinadores
- Política de Acesso Livre
Foco e Escopo
specialist (ISSN 2318-7115), Qualis-Capes A3, é uma publicação semestral com volumes publicados em jan-jul (nº1) e ago-dez (nº2), aberta a colaboradores de todas as partes do país e do exterior interessados em questões relativas a diferentes áreas das linguagens em Linguística Aplicada. Inclui em suas áreas de interesse: abordagens teóricas e aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras; formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas; análise do discurso; interação em sala de aula; análise de gêneros linguísticos; linguística de corpus; educação a distância; tecnologia digital e ensino-aprendizagem de línguas; línguas para fins específicos; relatos de experiência docente sistematizada. Publica, também, debates e cartas dos leitores, reservando-se o direito de encerrar um debate, quando julgar oportuno. As línguas aceitas para publicação são: inglês, português, francês e espanhol. Todos os trabalhos devem ter resumos em português e em inglês. Aceita somente contribuições inéditas, que não estejam sendo submetidas ao mesmo tempo para outra publicação. As resenhas serão normalmente encomendadas, a partir de sugestões dos conselhos consultivo e editorial.
Políticas de Seção
Editorial
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenha
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Section I - Theoretical Issues
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Section II - Practical Applications
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação DUPLO-CEGA de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO POR PARES
Integridade e Prevenção de Plágio
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista The Especialist, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Plagium.
Periodicidade
The Especialist é uma publicação semestral que recebe e publica artigos em fluxo contínuo, apresentando duas edições regulares: janeiro-julho (nº1) e agosto-dezembro (nº2).
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
40 anos de história
The Especialist, ISSN 2318-7115, (QUALIS A3), com seus mais de 40 anos de existência, é uma das primeiras revistas de Linguística Aplicada no Brasil. Ela mudou, renovou a aparência e ampliou o foco das linhas de pesquisa. Essa mudança se faz necessária diante do mundo globalizado e das novas formas de inter(ação) que alteraram o modus operandi de fazer pesquisa e de compartilhar conhecimentos. É importante renovar porque é na busca da (re)aprendizagem no campo da pesquisa e da inclusão que é possível refletir sobre “o mundo que se vive”. Assim, por ser uma revista de publicação semestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, em conjunto com o grupo de pesquisa ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Escolares, recebe-se artigos e resenhas de colaboradores de todas as partes do país e do exterior, com trabalhos que versam sobre diferentes áreas das linguagens em Linguística Aplicada, tais como: abordagens teóricas e aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras; formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas; análise do discurso; interação em sala de aula; análise de gêneros linguísticos; linguística de corpus; educação a distância; tecnologia digital e ensino-aprendizagem de línguas; línguas para fins específicos; relatos de experiência docente sistematizada. A mudança foi necessária, todavia, o trabalho desenvolvido na revista continua sendo o do lugar de colaboração, de agência, de ação e interação, de compartilhamento entre as (super)diversas experiências que ocorrem na sociedade.
Taxas
A Revista The Especialist não cobra nenhuma taxa pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou para qualquer outro tipo de conteúdo acadêmico que venha a ser veiculado pelo periódico. Todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.
The Especilist é um periódico financiado pela universidade e agências públicas de fomento, é open access e não cobra taxa para avaliação e publicação de artigos.
- Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Qualis/CAPES (2017-2020) A3 em Linguística
Política de Acesso Livre
A revista The Especialist oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.