A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
Palavras-chave:
gêneros textuais, retextualização, produção de textoResumo
Para as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) de 2006, os alunos devem ser capazes de reconhecer e utilizar textos, tanto orais quanto escritos. Sob essa perspectiva de trabalho textual, relatamos neste artigo uma atividade de produção textual na qual 42 alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal do interior do Rio de Janeiro retextualizaram o gênero textual crônica em outros gêneros textuais orais e escritos. Para tanto, acreditamos que a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos bases. A maioria dos alunos conseguiu se adequar ao gênero retextualizado. A atividade permitiu que os alunos trabalhassem sobre estratégicas linguísticas, textuais e discursivas do texto base e projetá-las em um novo gênero textual. Os resultados sugerem que cabe à educação formal criar condições para que os alunos conheçam e se apropriem de gêneros textuais para torná-los competentes usuários da Língua Portuguesa.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.