O banco de palavras-chave como instrumento de identificação de palavras-chave exclusivas no programa WordSmith Tools

Autores

  • Tony Berber Sardinha PUCSP

Palavras-chave:

WordSmith Tools, KeyWords, keywords, corpora.

Resumo

O programa KeyWords, parte da suíte WordSmith Tools, é uma ferramenta das mais úteis na análise textual por computador. Um problema para o analista de palavras-chave é, entretanto, a quantidade de palavras que o programa retorna, inicialmente 500, mas normalmente 1500. O presente trabalho propõe um procedimento para feitura de recortes em listas de palavras-chave baseado no conceito de palavras-chave exclusivas. Essas palavras são aquelas que são chave apenas no corpus de estudo em questão, em comparação com outros, sendo, portanto, em menor número do que o total de palavras-chave retornado pelo programa. O procedimento baseia-se na aplicação de um banco de palavras-chave, o qual, quando comparado às palavras-chave do corpus de estudo, deixa entrever quais palavras-chave são exclusivas. A extração de palavras-chave exclusivas por meio do banco de palavras-chave parece ser quantitativa e qualitativamente eficaz. O banco permitiu uma redução de 77% das palavras-chave obtidas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tony Berber Sardinha, PUCSP

Tony Berber Sardinha is Associate Professor at the Graduate Program in Applied Linguistics and the Linguistics Department, Catholic University of São Paulo, as well as a researcher with the Brazilian National Research Council (CNPq). His main interests are in the areas of Corpus Linguistics and Metaphor.

Downloads

Publicado

2008-12-21

Como Citar

Berber Sardinha, T. (2008). O banco de palavras-chave como instrumento de identificação de palavras-chave exclusivas no programa WordSmith Tools. The Especialist, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/1626

Edição

Seção

Artigos