Educando para a Cidadania em Contextos de Transformação
Resumo
Este artigo, cujo objetivo é discutir um programa educacional, tem foco em quatro pilares teóricos considerados essenciais para a formação de educadores conscientes de seus papéis na construção de espaços para a constituição de agentes críticos (docentes e discentes). Partimos do pressuposto de que uma educação transformadora se fundamenta em um trabalho colaborativo entre a universidade, as escolas e os demais membros da comunidade pedagógica (incluindo os familiares dos alunos que freqüentam a escola) a fim de que repensem o ensino-aprendizagem e a formação de cidadãos críticos. Cada um dos membros desse grupo de apoio à escola cumpre um papel importante na formação do cidadão crítico (incluindo ele próprio). O referencial teórico discutido aqui é utilizado em um programa de formação que se desenvolve em uma escola pública de São Paulo.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-07-04
Como Citar
Liberali, F. C., Camargo Magalhães, M. C., Lessa, A. B. C. T., & Fidalgo, S. S. (2011). Educando para a Cidadania em Contextos de Transformação. The Especialist, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/1627
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.