Conceitos Científicos e Espontâneos, Gêneros Primários e Secundários, Ideologias do Cotidiano e Historicamente Cristalizadas: Inter-relações e Implicações Educacionais Possíveis

Autores

  • Paula Tatiane Carréra Szundy Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

concepts, genres, ideologies, interaction, other(s).

Resumo

Levando-se em conta as semelhanças compartilhadas entre a teoria de Vygotsky em relação aos processos de aprendizagem e desenvolvimento e a filosofia marxista da linguagem proposta pelo círculo de Bakhtin, o presente artigo busca estabelecer um diálogo entre as concepções vygotskianas de conceitos científicos e conceitos do cotidiano e as noções bakhtinianas de gêneros primários e secundários e de ideologias do cotidiano e ideologias historicamente cristalizadas. Visto que esses construtos teóricos compartilham a idéia de que a consciência é constituída na interação com outras pessoas em um amplo contexto sócio-histórico, acredito que pensar nas suas inter-relações pode levar à melhor compreensão de situações de ensino-aprendizagem vistas, em uma perspectiva sócio-histórica, como arenas ideológicas em que o conhecimento é construído e a consciência constituída. Com o intuito de trazer o diálogo entre esses conceitos vygotskianos e bakhtinianos para uma situação de ensino-aprendizagem concreta, finalizo a discussão com uma reflexão sobre o interjogo dessas concepções em diálogos virtuais entre aluna e professora que integram um curso a distância cujo objetivo foi preparar a aluna para a prova de língua estrangeira que compõe os exames para ingresso na universidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Tatiane Carréra Szundy, Universidade Federal do Acre

Paula Tatianne Carréra Szundy holds a PhD in Applied Linguistics from PUC-SP. She works at Universidade Federal do Acre where she teaches both graduate and postgraduate students. Her main research interests are in the areas of foreign language teaching, teacher development and genre-based studies.

Downloads

Publicado

2011-07-04

Como Citar

Szundy, P. T. C. (2011). Conceitos Científicos e Espontâneos, Gêneros Primários e Secundários, Ideologias do Cotidiano e Historicamente Cristalizadas: Inter-relações e Implicações Educacionais Possíveis. The Especialist, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/1630

Edição

Seção

Artigos