Uma oficina online de Inglês Instrumental sob a lente da complexidade: Relato de uma professora

Autores/as

  • Cátia Veneziano Pitombeira PUC- Campinas / FATEC - Praia Grande

Palabras clave:

complexidade, Inglês para Fins Específicos, ambiente virtual de aprendizagem

Resumen

Este artigo relata a experiência de uma professora, designer e mediadora de uma oficina online de Inglês Instrumental, ambientada na plataforma Moodle, oferecida para 867 alunos de vários cursos de graduação. Em termos teóricos, a oficina foi desenhada com base nos conceitos de Inglês para Fins Específicos, de ambientes virtuais de aprendizagem e de complexidade e seus três princípios essenciais (dialógico, recursivo e hologramático). A oficina, com duração de seis semanas, teve como objetivo específico promover a leitura de textos acadêmicos para que o aluno da graduação possa complementar seus estudos, aprofundando-se nas leituras de sua área. Este artigo detalha como a oficina foi planejada e apresenta as reflexões da professora sobre o modelo complexo adotado.

Biografía del autor/a

Cátia Veneziano Pitombeira, PUC- Campinas / FATEC - Praia Grande

Cátia Veneziano Pitombeira holds a Doctoral degree in Applied Linguistics (PUC-SP) and is a professor at PUC- Campinas and at FATEC Praia Grande. She is a member of the group Hermeneutic-Phenomenological Approach and studies the complexity theory and materials design for language teaching in distance and face-to-face education.   e-mail: catiavp@hotmail.com

Cómo citar

Pitombeira, C. V. (2014). Uma oficina online de Inglês Instrumental sob a lente da complexidade: Relato de uma professora. The ESPecialist, 35(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21306

Número

Sección

Papers