GOOGLE DRIVE: POTENCIALIDADES PARA O DESIGN DE MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL (MED) PARA ENSINO DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a6Palavras-chave:
TDICs, Google Drive, MED, Ensino de LínguasResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência sobre como o Google Drive pode ser usado para o desenho de MED (Material Educacional Digital) para o ensino-aprendizagem de línguas, devido ao crescente uso das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na área de educação e aos desafios que o design de materiais educacionais para o ambiente digital nos lançam. Para apresentar nossa experiência, faremos uma discussão teórica sobre os conceitos de desenvolvimento de material didático (TOMLINSON, 2003; RAMOS, 2009), de material educacional digital –MED – (BEHAR, 2009), multimodalidade (ROJO e BARBOSA, 2015), a lacuna existente em relação ao letramento digital na formação de professores (LEFFA, 2013), os níveis/tipos de interação em ambiente digital (HIRUMI, 2013) e sua relação na coconstrução de novos conhecimentos (VIGOTSKY, 1989, 1998; OLIVEIRA, 1997; BRASIL, 1998). Em seguida, descreveremos o Google Drive e as funcionalidades dos aplicativos de produtividade Google Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários. Finalizaremos com considerações sobre essa experiência e suas contribuições para a área de formação de professores de línguas.
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