GOOGLE DRIVE: POTENCIALIDADES PARA O DESIGN DE MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL (MED) PARA ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Rosinda de Castro Guerra RAMOS Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil
  • Simone Telles Martins RAMOS Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), Ipiranga, São Paulo, Brasil
  • Fernanda Katherine ASEGA (In)formação Lab, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a6

Palavras-chave:

TDICs, Google Drive, MED, Ensino de Línguas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência sobre como o Google Drive pode ser usado para o desenho de MED (Material Educacional Digital) para o ensino-aprendizagem de línguas, devido ao crescente uso das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na área de educação e aos desafios que o design de materiais educacionais para o ambiente digital nos lançam.  Para apresentar nossa experiência, faremos uma discussão teórica sobre os conceitos de desenvolvimento de material didático (TOMLINSON, 2003; RAMOS, 2009), de material educacional digital –MED – (BEHAR, 2009), multimodalidade (ROJO e BARBOSA, 2015), a lacuna existente em relação ao  letramento digital na formação de professores (LEFFA, 2013), os níveis/tipos  de interação em ambiente digital (HIRUMI, 2013) e sua relação na coconstrução de novos conhecimentos (VIGOTSKY, 1989, 1998; OLIVEIRA, 1997; BRASIL, 1998). Em seguida, descreveremos o Google Drive e as funcionalidades dos aplicativos de produtividade Google Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários. Finalizaremos com considerações sobre essa experiência e suas contribuições para a área de formação de professores de línguas. 

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Biografia do Autor

Rosinda de Castro Guerra RAMOS, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil

Rosinda de Castro Guerra Ramos is a visiting Professor at the Language Department  at Federal University of São Paulo (Unifesp) and  a former professor at the English Department and  the Post-Graduate Programme in Applied Linguistics at Pontifical Catholic University of São Paulo. Her current publications and research interests are in the areas of English teaching, Language for Specific Purposes, teacher education, course and materials development, and Distance Education. E-mail: rramos1@uol.com.br

Simone Telles Martins RAMOS, Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), Ipiranga, São Paulo, Brasil

Simone Telles Martins Ramos holds a PhD in Applied Linguistics from the Pontifical Catholic University of São Paulo. She is a teacher of English language at Fatec-Ipiranga. Her main areas of interest are digital literacy and teacher education, digital materials development, digital learning and teaching. E-mail: simonemtramos@gmail.com

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Fernanda Katherine ASEGA, (In)formação Lab, São Paulo, Brasil

Fernanda Katherine Asega holds an MA in Applied Linguistics from Pontifical Catholic University of São Paulo. She is graduated in Design from Bandeirantes University of São Paulo (Uniban). She is currently an educational designer and a teacher of English. Her main interests are in digital course and materials design, English for Specific Purposes, digital literacy and teacher education. E-mail: katherineasega@gmail.com

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Publicado

2017-07-22

Como Citar

RAMOS, R. de C. G., RAMOS, S. T. M., & ASEGA, F. K. (2017). GOOGLE DRIVE: POTENCIALIDADES PARA O DESIGN DE MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL (MED) PARA ENSINO DE LÍNGUAS. The Especialist, 38(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a6

Edição

Seção

Artigos