Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a2Palavras-chave:
Materiais Didáticos Digitais, Webcurrículo, Novos Letramentos, MultiletramentosResumo
Neste artigo, buscamos discutir e contrastar diferentes dispositivos e tipos de materiais didáticos digitais, segundo critérios pautados nos conceitos de paradigma da aprendizagem curricular e paradigma da aprendizagem interativa (LEMKE, 2010), tais como ODA (OED) e seus repositórios ou referatórios, gamificações, livros didáticos digitais interativos (LDDI) e protótipos de ensino. Diferentemente dos materiais impressos, esses materiais digitais são enfocados como uma contribuição na direção de um webcurrículo, que combina o currículo da letra e do impresso aos multiletramentos e novos letramentos contemporâneos.
Metrics
Referências
ALMEIDA, M. E. B. A tecnologia precisa estar presente na sala de aula. Entrevista concedida ao portal Educar para Crescer. SP: Abril S/A, 2014, s/p. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml. Acesso em: 24/01/2017.
ARAÚJO, N. M. S. A avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de Língua Portuguesa: Análise de aspectos tecnológicos ou didático-pedagógicos? In: ARAÚJO, J.; ARAÚJO, N. (Orgs.) Ead em tela: Docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013, s/p. Disponível em: https://www.academia.edu/6472457/Referência_ARAÚJO_Nukácia_M_A_AVALIAÇÃO_DE_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_PARA_O_ENSINO_DE_LÍNGUA_PORTUGUESA_ANÁLISE_DE_ASPECTOS_TECNOLÓGICOS_OU_DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. Acesso em: 24/01/2017.
BRUNS, A. From Prosumer to Produser: Understanding User-Led Content Creation. In: Transforming Audiences 2009, 3-4 Sep, London, 2009. Disponível em: http://eprints.qut.edu.au/27370/. Acesso em: 24/01/2017.
CHARTIER, R. A aventura do livro: Do leitor ao navegador. São Paulo, SP: Editora da UNESP/Imprensa Oficial, 1997(1977).
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, pp. 177-229, 1990.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies – Literacy learning and the design of social futures. NY: Routledge, 2006[2000].
GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (2007) Sampling «the New» in New Literacies. In: Knobel, M.; Lankshear, C. (Eds.) A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007, pp. 1-24.
LEMKE, J. Letramento metamidiático: Transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 49/2. Campinas, SP: DLA/IEL/UNICAMP, 2010, p. 1-17. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18/04/2016.
MORAN, J. Aprendizagem significativa. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_inovadora/significativa.pdf. Acesso em: 01/02/2017.
RJ-EDUCAÇÃO. GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. RJ: Prefeitura/Educação/UNESCO, s/d. Disponível em: http://gente.rioeduca.net, acesso em: 18/04/2016.
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Rojo, R. H. R.; Moura, E. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. SP: Parábola, 2012, pp. 11-32.
_____. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: Moita-Lopes, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo, SP: Parábola Editorial/Cultura Inglesa, 2013, pp. 163-196.
_____. Multiletramentos, novos letramentos e ensino de Língua Portuguesa - Escol@ conectad@. Projeto Ref. Nº 302912/2013-4, Bolsa Produtividade Científica 1C, Brasília, DF: CNPq, 2014-2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.