APRENDENDO GREGO ANTIGO NO MUNDO DIGITAL DO TERCEIRO MILÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a9Palavras-chave:
Clássicas digitais, grego de grego antigo, plataforma Perseids, árvores sintáticas, traduções alinhadas.Resumo
Este artigo mostra como a infraestrutura digital do terceiro milênio está afetando o emprego de materiais digitais de ensino de grego antigo. Dentro de uma abordagem com foco em ‘aprender fazendo’, apresenta os principais pressupostos do classicismo na era digital atual apontando o trabalho de alunos e professores como um meio de produzir dados para bancos de dados de língua e cultura grega, como a Biblioteca Digital Perseu, com serviços de consulta e pesquisa, contribuindo para a formação de corpora abertos de traduções em português de textos gregos. Tal produção pode-se dar na forma de edições digitais anotadas e com traduções alinhadas. Explica-se aqui uso da plataforma Perseids para anotação de árvores sintáticas de dependência do grego antigo (treebanking) e para edição de traduções paralelas alinhadas, propondo uma atividade utilizando as suas ferramentas Arethusa e Alpheios.
Metrics
Referências
Aesopica. 1970. ΑΣΤΡΟΛΟΓΟΣ. Corpus fabularum Aesopicarum. 40. Ed. Hausrath, A., Hunger, H. Leipzig: Teubner.
Almas, B.; Beaulieu, M. C. 2013. Developing a New Integrated Editing Platform for Source Documents in Classics. Literary & Linguistic Computing DOI=10.1093/llc/fqt046. Disponível on-line: http://llc.oxfordjournals.org/cgi/content/full/fqt046?ijkey=poDdgloq53EQiLY&keytype=ref
____, Bridget. 2014. The Perseids Platform for Collaborative Editing and Annotation: A Technical Summary. CAMWS: 110th annual meeting, Waco, April 2014. Disponível on-line: https://camws.org/meeting/2014/abstracts/panels/012.Perseids/Perseids.3.pdf
____, Bridget; Beaulieu, Marie-Claire; Höflechner, Gernot Perseids and Arethusa: Building Tools that Build Digital Humanists. In Digital Humanities 2015: Global Digital Humanities, Sydney, Australia : University of Western Sydney, 2015. Disponível online: http://dh2015.org/abstracts/xml/ALMAS_Bridget_May_Perseids_And_Arethusa__Building/ALMAS_Bridget_May_Perseids_And_Arethusa__Building_Tools.html
Bailly, A. 1963. Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachete.
Bamman, D. ε Crane, G. 2009. Guidelines for the syntactic annotation of Ancient Greek treebanks,version 1.1. Tech. rep., Tufts Digital Library, Medford.
_____2015 [2008]. Linguística de corpus, treebanks, e reinvenção da filologia In Ferreira (org.) Introdução aos textos clássicos na era digital do terceiro milênio. Araraquara: Letraria.
Beaulieu, Marie-Claire. 2016. Valid and verified undergraduate research. Apresentação no evento “Unlocking Digital Humanities IV”. Comunicação oral. Organizado pela Cadeira Alexander Von Humboldt da Universidade de Leipzig. Disponível online: https://youtu.be/ypUKtYkI0F0
____ Marie-Claire, 2014. Teaching Classical Mythology with a Dynamic Syllabus: A New Approach to an Old Course. CAMWS: 110th annual meeting, Waco, April 2014. Disponível on-line: https://camws.org/meeting/2014/abstracts/panels/012.Perseids/Perseids.1.pdf
Berti, Monica &Almas, Bridget Perseids Collaborative Platform for Annotating Text Re-Uses of Fragmentary Authors . In DH-CASE 2013: Collaborative Annotations in Shared Environments: metadata, vocabularies and techniques in the Digital Humanities, Florence, Italy : ACM Digital Library, 2013. Disponível on-line: http://www.fragmentarytexts.org/wp-content/uploads/2013/09/DH-Case-2013-Paper.pdf
Crane, Gregory; Almas, Bridget; Babeu, Alison; Cerrato, Lisa; Harrington, Matthew; Bamman, David; Diakoff, Harry. 2012. Student Researchers, Citizen Scholars and the Trillion Word Library. In Proceedings of the 12th ACM/IEEE-CS Joint Conference on Digital libraries (JCDL 2012), pages 213-222, Washington, D.C. : ACM Digital Library, 2012. Disponível on-line: http://dl.tufts.edu/catalog/tufts:PB.001.001.00023
Ésope. 1927. Fables. Éditées et traduites par Émile Chambry. Paris: Les Belles Lettres.
Esopo. 2013. O Astrônomo. Fábulas Completas. Perry n. 40/ Chambry n. 65. Trad. Maria Celeste Consolin Dezotti. São Paulo: Cosac Naify.
______. 1985. El astrónomo. Ch. 65. Fábulas de Esopo. Vida de Esopo. Fábulas de Bábrio. Introd. C. G. Gual; Introd., trad. e notas: Bádenas de La Peña e López Facal. Madrid: Editorial Gredos
______/ΑΙΣΩΠΕΙΩΝ ΜΥΘΩΝ ΣΥΝΑΓΩΓΗ. 1863. Ἀστρολόγος. 72. Κάμηλος. 182. Fabulae Aesopicae collectae ex recognitione Caroli Halmii. Lipsiae: Teubneri. Disponível on-line na Bibliotheca Augustana.
Ferreira, Anise D’O. 2015a. Introdução. In Ferreira (org). Introdução aos textos clássicos na era digital do 3o milênio. Araraquara: Letraria.
_____, Anise D’O. 2015b. Traduzindo e produzindo dados abertos nas letras clássicas digitais. In Santos e Oliveira (orgs) Estudos Clássicos e seus desdobramentos: artigos em homenagem à professora Maria Celeste Consolin Dezotti. São Paulo: Cultura Acadêmica.
_____, Anise D’O. 2015c. Edição de traduções alinhadas do grego antigo e produção de texto digital em português em ambientes web providos pelos projetos Alpheios/Perseus. Relatório Final do Projeto CNPq- Edital Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES No 18/2012-3 Processo n. 406845/2012-3: FCLAr/Araraquara, SP.
_____, Anise D’O. [prelo] Anotação de corpus do grego antigo: projeto de tradução alinhada, treebank e léxico grego- português em serviços web. In ______ São Paulo: Cultura Acadêmica.
Harrington, J. Matthew. 2013. Meaningful Distinctions: The Utility of Perseus Project Latin Treebanking Tools for Latin Research-Based Pedagogy. CAMWS: 109th annual meeting, Iowa City. April. Disponível on-line: http://www.camws.org/meeting/2013/files/abstracts/347.Meaningful%20Distinctions.pdf
_____, J. M. 2014. Linking the Consumption and Production of Scholarship in Advanced Latin and Greek Instruction within the Perseids Platform. CAMWS: 110th annual meeting, Waco, April 2014. Disponível on-line: https://camws.org/meeting/2014/abstracts/panels/012.Perseids/Perseids.2.pdf
______ J. Matthew. 2016. Iterative morphosyntax. Treebanking pedagogy as an application of the experimental method from 1st semester to graduate level at Tufts University. In SunoikisisDC 2016 - 9th Common Session, March 30, 2016: Teaching Classics in the digital era: pedagogical and logistical issue (Ryan Fowler, Gwen Gruber, J. Matthew Harrington, and Kenny Morrell). Digital Humanities, Leipzig University. Disponível on-line: https://youtu.be/8K7kVrfdRXo?t=51m26s.
Havstrath (ed.). 1970. ἀστρoλόγος. 40. Corpus fabularum aesopicarum.. Leipzig: Bibliotheca Teubneriana.
Lee, John ; Hui, Ying Cheuk ; Kong, Yin Hei 2013. Treebanking for Data-driven Research in the Classroom. Proceedings of the Fourth Workshop on Teaching Natural Language Processing, p.56–60, Sofia, Bulgaria, August 4-9. Association for Computational Linguistics. Disponível on-line: http://www.aclweb.org/anthology/W13-3409
Liddel, H.G. & Scott, R. 1940. A Greek-English Lexicon. revised and augmented throughout by. Sir Henry Stuart Jones. with the assistance of. Roderick McKenzie. Oxford. Clarendon Press. Disponível on-line: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3Atext%3A1999.04.0057%3Aentry%3De)%2Fqos.
Smyth, Herbert Weir 1920. A Greek Grammar for Colleges. Cambridge, American Book Company. Disponível on-line http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Smyth%20grammar%201444&lang=original
TLG. 2016. Thesaurus Linguae Graecae. A Digital Library of Greek Literature. University of California Irvine. Acesso restrito on-line: http://www.tlg.uci.edu.
Worthington, R. (ed.).1884. Æsop's Fables. New York: Frank F. Lovell.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.