FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: O GLOCAL EM ARTICULAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a9Palavras-chave:
Formação inicial, Professores de inglês, Conhecimento glocal, Estágio supervisionado, Parceria universidade e escolaResumo
No presente artigo, visamos a ilustrar como uma proposta de formação de professores busca integrar o conhecimento local globalizado e o conhecimento global localizado, conceito a que Kumaravadivelu(2006) se refere como glocal. Assim, centradas nesse objetivo, descrevemos o curso integrado de Licenciatura em Português-Inglês da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), enfocando especificamente a formação de professores de inglês, área em que atuamos. Primeiramente, fazemos uma exposição geral do curso em foco e de seus princípios teóricos que o alicerçam. A seguir, apresentamos as disciplinas específicas de língua e literaturas de língua inglesa para então destacarmos as que tratam especificamente da formação de professores de inglês. Finalmente analisamos excertos de relatórios de estágio para verificar o que revelam sobre a articulação entre o local e global.
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