FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: O GLOCAL EM ARTICULAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS

Autores

  • Rosinda Castro Guerra Ramos Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Guarulhos, Brasil
  • Sueli Salles Fidalgo Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Guarulhos, Brasil
  • Terezinha Maria Sprenger Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Guarulhos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a9

Palavras-chave:

Formação inicial, Professores de inglês, Conhecimento glocal, Estágio supervisionado, Parceria universidade e escola

Resumo

No presente artigo, visamos a ilustrar como uma proposta de formação de professores busca integrar o conhecimento local globalizado e o conhecimento global localizado, conceito a que Kumaravadivelu(2006) se refere como glocal.  Assim, centradas nesse objetivo, descrevemos o curso integrado de Licenciatura em Português-Inglês da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), enfocando especificamente a formação de professores de inglês, área em que atuamos. Primeiramente, fazemos uma exposição geral do curso em foco e de seus princípios teóricos que o alicerçam.  A seguir, apresentamos as disciplinas específicas de língua e literaturas de língua inglesa para então destacarmos as que tratam especificamente da formação de professores de inglês.  Finalmente analisamos excertos de relatórios de estágio para verificar o que revelam sobre a articulação entre o local e global. 

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Biografia do Autor

Rosinda Castro Guerra Ramos, Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Guarulhos, Brasil

Rosinda de Castro Guerra Ramos holds a PhD in Applied Linguistics from  PUC-SP.  She was a former professor at the Post-Graduate Program in Applied Linguistics and Language Studies at PUC-SP and a visiting professor at the English Department at Unifesp. Her interests are English Language teaching, Language for Specific Purposes, Teacher Education, Materials Writing, Autonomy and ICTi in Education. rramos1@uol.com.br

Sueli Salles Fidalgo, Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Guarulhos, Brasil

Sueli Salles Fidalgo is a professor, currently also the coordinator, of the Teaching Programme in Portuguese and English, and a professor at the Postgraduate Programme in Education and Health, where she supervises academic investigations focusing on teacher education, ex/inclusive education and/or specific educational needs. She holds a PhD in Applied Linguistics and Language Studies from PUC-SP. ssfidalgo@terra.com.br

Terezinha Maria Sprenger, Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Guarulhos, Brasil

Terezinha Maria Sprenger holds a PhD in Applied Linguistics from Pontifical  Catholic University of São Paulo, Brazil,  and  is a  professor  in the English Department, at Federal University of São Paulo. Her research interests include EFL teaching and learning, teacher education, learner and teacher autonomy and the use of ICT in Education. terezinha.sprenger@gmail.com.

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Ramos, R. C. G., Fidalgo, S. S., & Sprenger, T. M. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: O GLOCAL EM ARTICULAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS. The Especialist, 39(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a9

Edição

Seção

Artigos