A disciplina de Libras no Ensino superior e seus impactos na visão dos licenciandos em relação à surdez e à Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a5

Palavras-chave:

Libras, Surdez, Formação docente

Resumo

Os resultados de pesquisa apresentados neste artigo estão vinculados ao projeto de pesquisa Libras e Ensino, que tem por finalidade comparar a oferta da disciplina de Libras em licenciaturas de duas instituições públicas. A etapa que aqui se apresenta tem por objetivo discutir o impacto da disciplina de Libras nas crenças iniciais dos licenciandos no que diz respeito aos conceitos de Surdez e da Língua de Sinais, a partir de questionários aplicados ao final da disciplina, no ano de 2016, nas duas instituições. A partir da análise das respostas coletadas, foi possível perceber mudanças na percepção dos licenciandos tanto em relação a características estereotipadas e depreciativas em relação à surdez como no que concerne ao estatuto das línguas de sinais como línguas naturais.

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Biografia do Autor

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre e Doutora em Linguistica. Professora de Libras e de Língua Portuguesa. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Joinville..

Gabriele Cristine Rech, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Mestre em Linguística. Especialista em Educação Inclusiva: Surdez e Libras. Professora de Libras da UEMS.

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Publicado

2020-05-11

Como Citar

Sell, F. S. F., & Rech, G. C. (2020). A disciplina de Libras no Ensino superior e seus impactos na visão dos licenciandos em relação à surdez e à Libras. The Especialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a5

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Artigos