Análise crítica interseccional do discurso multimodal de representações do trabalho e dos/as trabalhadores/as na pandemia de COVID-19 em webcomics
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a3Palavras-chave:
Multimodalidade, Análise Crítica do Discurso, Interseccionalidade, Pandemia de COVID-19, WebcomicsResumo
A pandemia da COVID-19 e os acontecimentos sociais dela decorrentes trouxeram significativas mudanças em diversas áreas da vida em sociedade (p. ex. trabalho remoto). Contudo, essas mudanças atingiram as pessoas de diferentes formas, de acordo com questões de raça, classe e gênero. Com base em conceitos e categorias de análise da gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (2006), no modelo tridimensional proposto por Fairclough (2015[1989], 1995) para a análise crítica do discurso, e no conceito de interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019; CRENSHAW, 1991; COLLINS; BILGE, 2016), esta pesquisa investiga como webcomics (quadrinhos online) veiculadas nas redes sociais representam o trabalho e os/as trabalhadores/as nesse contexto pandêmico. Resultados gerais indicam que as webcomics representam importantes aspectos das realidades do trabalho remoto e presencial, levando em consideração aspectos interseccionais, tais como raça, classe e gênero, a fim de revelar como a pandemia da COVID-19 tem afetado grupos sociais diferentes de maneiras particulares, revelando opressões e relações de inequidade que caracterizam nosso contexto nacional.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.