Análise crítica interseccional do discurso multimodal de representações do trabalho e dos/as trabalhadores/as na pandemia de COVID-19 em webcomics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a3

Palavras-chave:

Multimodalidade, Análise Crítica do Discurso, Interseccionalidade, Pandemia de COVID-19, Webcomics

Resumo

A pandemia da COVID-19 e os acontecimentos sociais dela decorrentes trouxeram significativas mudanças em diversas áreas da vida em sociedade (p. ex. trabalho remoto). Contudo, essas mudanças atingiram as pessoas de diferentes formas, de acordo com questões de raça, classe e gênero. Com base em conceitos e categorias de análise da gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (2006), no modelo tridimensional proposto por Fairclough (2015[1989], 1995) para a análise crítica do discurso, e no conceito de interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019; CRENSHAW, 1991; COLLINS; BILGE, 2016), esta pesquisa investiga como webcomics (quadrinhos online) veiculadas nas redes sociais representam o trabalho e os/as trabalhadores/as nesse contexto pandêmico. Resultados gerais indicam que as webcomics representam importantes aspectos das realidades do trabalho remoto e presencial, levando em consideração aspectos interseccionais, tais como raça, classe e gênero, a fim de revelar como a pandemia da COVID-19 tem afetado grupos sociais diferentes de maneiras particulares, revelando opressões e relações de inequidade que caracterizam nosso contexto nacional.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina. PhD em Linguística pela University of Sydney. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, onde colidera o GEPLAM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (UFPB/CNPq). Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se estudos identitários em perspectiva interseccional (especialmente questões de gênero e de sexualidade), estudos descoloniais, análise crítica do discurso multimodal, multiletramentos e formação docente.

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Publicado

2022-01-20

Como Citar

de Sousa Oliveira, T. T., & Silva Bezerra, F. A. (2022). Análise crítica interseccional do discurso multimodal de representações do trabalho e dos/as trabalhadores/as na pandemia de COVID-19 em webcomics. The Especialist, 42(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a3

Edição

Seção

Artigos