As Teorias da Argumentação na Língua e dos Blocos Semânticos: uma análise de gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a6Palavras-chave:
Argumentação da língua, Blocos semânticos, Gêneros textuaisResumo
Este artigo tem como objetivo analisar dois gêneros textuais diferentes à luz da Teoria da Argumentação na Língua e da Teoria dos Blocos Semânticos. Para a fundamentação teórica foram utilizados estudos de Ducrot (1987, 1988, 2005), Carel (2002, 2005) e Kleiman (2005). Com base nesses estudos, partimos da hipótese de que estudar e trabalhar com textos de diferentes gêneros podem ajudar professores em sala de aula de língua materna a aprofundarem conhecimentos de compreensão e de escrita textual. Assim, foram analisados dois textos, um do gênero capa de revista e outro do gênero notícia, e os resultados apontam para as possibilidades argumentativas que os enunciados projetam dentro de um texto e as relações que são estabelecidas entre elas, de acordo com os encadeamentos argumentativos propostos pelas instruções enunciativas.
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