#Humansof: language, identities, and multimodal narratives in the digital society
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a8Resumo
Neste artigo, discutimos inter-relações entre identidades e narrativas na sociedade digital. Assumindo uma perspectiva dialógica e sociohistórica para as línguas(gens) e culturas (BAKHTIN, 1986; 1993), apresentamos alguns dos resultados obtidos em uma pesquisa etnográfico-digital (PINK et al, 2016), que teve por objetivo mapear o ciberespaço a busca de narrativas conectadas ao critério de pesquisa “#humansof”. Objetivamente, examinamos excertos de dois perfis sociais, “Humans of Curitiba” e “Humans of Ghana”. Embasando nossas interpretações no conceito de identidade narrativa (RICOEUR, 1991), nossa análise sugere que ambos os perfis empregam a narrativa transmídia (JENKINS, 2011) e a multimodalidade para construir histórias on-line sobre comunidades/pessoas locais que são/estão geográfica, social e culturalmente distantes. Simultaneamente, eles adotam a expressão “
humans of” para estabelecer relações dialógicas/respostas ativas com o (original) projeto fotográfico “Humans of New York”, mobilizando interações discursivas em que/das quais emergem subjetividades. Esperamos que nosso trabalho possa contribuir para discussões atuais acerca da educação, especialmente aquelas dedicadas a perspectivas contemporâneas dos letramentos e às interfaces dialógicas estabelecidas entre a “sociedade da escrita” e a “sociedade digital”, como sugere Monte Mór (2017).
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.