#Humansof: language, identities, and multimodal narratives in the digital society

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a8

Resumo

Neste artigo, discutimos inter-relações entre identidades e narrativas na sociedade digital. Assumindo uma perspectiva dialógica e sociohistórica para as línguas(gens) e culturas (BAKHTIN, 1986; 1993), apresentamos alguns dos resultados obtidos em uma pesquisa etnográfico-digital (PINK et al, 2016), que teve por objetivo mapear o ciberespaço a busca de narrativas conectadas ao critério de pesquisa “#humansof”. Objetivamente, examinamos excertos de dois perfis sociais, “Humans of Curitiba” e “Humans of Ghana”. Embasando nossas interpretações no conceito de identidade narrativa (RICOEUR, 1991), nossa análise sugere que ambos os perfis empregam a narrativa transmídia (JENKINS, 2011) e a multimodalidade para construir histórias on-line sobre comunidades/pessoas locais que são/estão geográfica, social e culturalmente distantes. Simultaneamente, eles adotam a expressão “

humans of

” para estabelecer relações dialógicas/respostas ativas com o (original) projeto fotográfico “Humans of New York”, mobilizando interações discursivas em que/das quais emergem subjetividades. Esperamos que nosso trabalho possa contribuir para discussões atuais acerca da educação, especialmente aquelas dedicadas a perspectivas contemporâneas dos letramentos e às interfaces dialógicas estabelecidas entre a “sociedade da escrita” e a “sociedade digital”, como sugere Monte Mór (2017).

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Linguística Aplicada pelo IEL Unicamp. Mestrado em LA pela mesma instituição. Professora e pesquisadora do PPG- Linguagens, Mídia e Arte e dos Cursos de licenciatura e tradução da Faculdade de Letras da PUC-Campinas.  Seus interesses de pesquisa recaem sobre a formação de professores e tradutores  de língua inglesa,  interfaces entre a educação,  a tradução e as tecnologias digitais, discursos e tecnologias digitais, dialogismo, políticas linguísticas e materiais didáticos  impressos e digitais.

Fernanda Pradella Travaglini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Letras: Português e Inglês na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Interessada em pesquisas sobre sujeitos, identidade, midiatização, narrativas multimodais e suas interfaces com letramentos e educação linguística crítica. Desenvolveu pesquisa no programa de Iniciação Científica da Universidade,na linha de pesquisa Subjetivação, Mídia e Sentidos. A pesquisa recebeu apoio (processo nº 2020/13927-9) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2022-01-20

Como Citar

Azzari, E. F., & Travaglini, F. P. (2022). #Humansof: language, identities, and multimodal narratives in the digital society. The Especialist, 42(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a8

Edição

Seção

Artigos