A mediação no Teletandem: um lócus de experiência de aprendizagem e reflexão para professores.

Autores

  • Ana Luiza Guisso de MORAES Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa
  • Ana Cristina Biondo SALOMÃO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil. Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a11

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre como as mediações no projeto “Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para todos” podem ser caracterizadas como contexto de formação de professores de línguas estrangeiras. Na UNESP-Araraquara, a mediação tem sido realizada com o objetivo de fomentar a reflexão dos participantes por meio de sessões em grupo conduzidas por alunos de graduação em Letras e pós-graduação em Linguística, com conhecimento e experiência em Teletandem. Com base na teoria sociocultural (VYGOTSKY, 2007), a pesquisa enfocou o papel dos mediadores como pares mais competentes no processo de fornecimento de andaimes e as estratégias utilizadas para conduzir as sessões. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo das sessões de mediação e entrevista com dois mediadores de grupos distintos. Por meio de metodologia qualitativa e abordagem interpretativista, as análises mostram que, de modo razoavelmente comparável à estrutura de uma aula de língua, os mediadores auxiliam os aprendizes nesse contexto telecolaborativo sequenciando temas e atividades, usando o processo de fornecimento de andaimes e seguindo as diretrizes da mediação com foco na prática reflexiva. Corroborando outras pesquisas no contexto de Teletandem, os resultados apontam para as sessões de mediação como um contexto de prática pedagógica colaborativa no qual formadores de professores podem desenvolver a aprendizagem e reflexão docentes.

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Publicado

2022-01-26

Como Citar

MORAES , A. L. G. de, & SALOMÃO , A. C. B. . (2022). A mediação no Teletandem: um lócus de experiência de aprendizagem e reflexão para professores . The Especialist, 43(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a11