Avaliação mediada por computador em interações teletandem

Autores

  • Douglas Altamiro CONSOLO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São José do Rio Preto, estado de São Paulo, Brasil. Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a12

Resumo

A avaliação, na aprendizagem de línguas e nas interações em teletandem, auxilia aprendizes/interagentes a verificar indícios de desenvolvimento linguístico, e se objetivos de aprendizagem foram atingidos. Discuto, neste artigo, a avaliação mediada por computadores (AMC) na aprendizagem de línguas estrangeiras, com foco em dados de uma parceria do projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Parto da literatura sobre avaliação em ensino e aprendizagem de línguas e sobre AMC, sendo esta definida como qualquer tipo de atividade nas quais computadores são utilizados para realizar ou apoiar a avaliação além de suas funções primárias de armazenamento e transmissão de informações. Na sequência, discuto excertos de uma interação em teletandem, considerando ocasiões de avaliação de desempenho linguístico entre os interagentes. Nessas interações, a avaliação se caracteriza por diferentes tipos de feedback fornecidos pelo parceiro mais proficiente. A interagente recebe feedback embasado em princípios da conversação, da aprendizagem remota e do teletandem, tais como a utilização de recursos tecnológicos e a negociação de como e quando deve ocorrer a avaliação. Esses princípios não caracterizam um novo paradigma de avaliação em aprendizagem de línguas, pois os critérios linguísticos que regem as ações avaliativas dos interagentes se assemelham aos critérios da avaliação em outros contextos, por exemplo, em aulas presenciais.

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Publicado

2022-01-26

Como Citar

CONSOLO , D. A. . (2022). Avaliação mediada por computador em interações teletandem. The Especialist, 43(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a12