Promovendo o desenvolvimento de autonomia no contexto teletandem na educação linguística de professores

Autores

  • Martha Guadalupe Hernández ALVARADO Universidad Autonóma del Estado de Hidalgo, Pachuca de Soto, Hidalgo, Mexico. Linguistics Department
  • Hilda Hidalgo AVILÉS Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Pachuca de Soto, Hidalgo, Mexico. Linguistics Department
  • Norma Angélica Espinosa BUTRÓN Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Pachuca de Soto, Hidalgo, Mexico. Linguistics Department

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a15

Resumo

Este artigo relata os resultados de um estudo realizado em 2018 sobre a implementação do teletandem em um programa de bacharelado em ensino de língua inglesa no México, como parte de um curso de autonomia de aprendizagem. Os objetivos do intercâmbio teletandem semiestruturado eram proporcionar aos alunos a oportunidade de 1) obter aprendizagem cultural e linguística como resultado da interação com falantes nativos e 2) desenvolver e exercer sua autonomia para aprender inglês. Embora todos os alunos matriculados no curso tenham participado do intercâmbio, apenas 8 deles foram selecionados para investigar em que medida o teletandem os ajudou a desenvolver e exercer sua autonomia. Os dados vêm da análise de entrevistas com alunos. Os achados revelaram que a implantação do teletandem no curso tornou os participantes mais conscientes de sua autonomia e proporcionou oportunidades para exercê-la. No entanto, áreas de melhoria foram identificadas para aumentar o desenvolvimento da autonomia no teletandem. Este estudo pode ser do interesse de formadores de professores de línguas que buscam promover o desenvolvimento da autonomia em outros cenários de aprendizagem além da sala de aula de línguas. Também pode ser útil para instrutores de idiomas e funcionários de centros de idiomas que desejam melhorar a prática da telecolaboração em seus próprios contextos.

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Publicado

2022-01-26

Como Citar

ALVARADO , M. G. H., AVILÉS , H. H., & BUTRÓN , N. A. E. (2022). Promovendo o desenvolvimento de autonomia no contexto teletandem na educação linguística de professores. The Especialist, 43(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a15