Aprendizagem de Línguas Estrangeiras In-Tandem: Princípios Teóricos e Perspectivas de Pesquisa
Palavras-chave:
aprendizagem de línguas estrangeiras, Tandem, intandem, Teletandem, CALL (Computer-Assisted Language Learning)Resumo
A aprendizagem de línguas estrangeiras in-tandem, ainda pouco conhecida no Brasil, envolve pares de falantes (nativos ou competentes) com o objetivo de aprenderem, cada um, a língua do outro por meio de sessões bilíngües de conversação. Nesse contexto autônomo, recíproco e colaborativo de aprendizagem, cada um dos parceiros torna-se aprendiz de língua estrangeira e tutor da sua língua materna ou de proficiência. Neste artigo, apresentamos os princípios da aprendizagem de línguas estrangeiras in-tandem, propomos um aprofundamento dos mesmos e, por fim, delineamos uma proposta alternativa: o Teletandem, um Tandem virtual que utiliza as ferramentas de escrita, leitura, áudio e vídeo do aplicativo Windows Live Messenger. O Teletandem, atualmente estudado no contexto de um projeto de pesquisa brasileiro - Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, junto à UNESP-Assis e UNESP-Rio Preto, será descrito em futuras publicações.Downloads
Como Citar
Vassallo, M. L., & Telles, J. A. (2011). Aprendizagem de Línguas Estrangeiras In-Tandem: Princípios Teóricos e Perspectivas de Pesquisa. The Especialist, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6117
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
