Aprendizagem de Línguas Estrangeiras In-Tandem: Princípios Teóricos e Perspectivas de Pesquisa

Autores

  • Maria Luisa Vassallo Liceo Classico Marco Foscarini, Venice, Italy
  • João A. Telles UNESP – Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

aprendizagem de línguas estrangeiras, Tandem, intandem, Teletandem, CALL (Computer-Assisted Language Learning)

Resumo

A aprendizagem de línguas estrangeiras in-tandem, ainda pouco conhecida no Brasil, envolve pares de falantes (nativos ou competentes) com o objetivo de aprenderem, cada um, a língua do outro por meio de sessões bilíngües de conversação. Nesse contexto autônomo, recíproco e colaborativo de aprendizagem, cada um dos parceiros torna-se aprendiz de língua estrangeira e tutor da sua língua materna ou de proficiência. Neste artigo, apresentamos os princípios da aprendizagem de línguas estrangeiras in-tandem, propomos um aprofundamento dos mesmos e, por fim, delineamos uma proposta alternativa: o Teletandem, um Tandem virtual que utiliza as ferramentas de escrita, leitura, áudio e vídeo do aplicativo Windows Live Messenger. O Teletandem, atualmente estudado no contexto de um projeto de pesquisa brasileiro - Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, junto à UNESP-Assis e UNESP-Rio Preto, será descrito em futuras publicações.

Biografia do Autor

Maria Luisa Vassallo, Liceo Classico Marco Foscarini, Venice, Italy

Maria Luisa Vassallo has a BA in Letters from the University of Torino and in Oriental Languages from Ca’Foscari University of Venice. She has an MA in Italian as a Foreign Language and the Promotion of the Italian Language and Culture from Ca’Foscari University. Luisa has taught Latin and Greek for many years and worked as a lecturer of Italian language at UNESP - São Paulo State University in Brazil. Currently, she teaches Latin and Greek at the Liceo Classico Marco Foscarini, in Venice, Italy. The focus of her research in the Teletandem Brasil Project is on the power dynamics related to the use of the native/foreign language within the virtual context.

João A. Telles, UNESP – Universidade Estadual Paulista

João A. Telles has a Ph.D in Educational Linguistics from OISE – Ontario Institute for Studies in Education - University of Toronto, Canada, and an MA in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo, Brazil. He has developed post-doctorate research at Universitè Charles-de-Gaulle, Lille III, France and was a visiting professor at IDEC – Institute for International Development and Cooperation, University of Hiroshima, Japan. Currently, he is associate professor of Foreign Language Teaching Practicum at the undergraduate level from the Department of Education, UNESP- Universidade Estadual Paulista at Assis. He also teaches in the Graduate Program of Education at UNESP-Marília and the Graduate Program in Language Studies at UNESP-S.J. do Rio Preto. He is the coordinator of Project Teletandem Brasil with research focus on the roles of video images in the interactions between Teletandem pairs.

Downloads

Como Citar

Vassallo, M. L., & Telles, J. A. (2011). Aprendizagem de Línguas Estrangeiras In-Tandem: Princípios Teóricos e Perspectivas de Pesquisa. The Especialist, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6117

Edição

Seção

Artigos